Em novo livro, Leandro Karnal aborda os diferentes aspectos de um dos principais dilemas da era contemporânea: a solidão. Com questões como a solidão no ambiente virtual, o imaginário das crianças e como o sentimento é representado nas artes.
Para Arthur Schopenhauer somos uma espécie de porco espinho, animal que, isolado, passa frio, mas quando busca o calor na companhia de um semelhante, seus espinhos os perfuram e causam dor. Eis o dilema do ser humano: solitários, somos livres, mas passamos frio. Juntos, as diferenças nos incomodam e acabam por nos afastar. “Teríamos de achar uma distância segura, que trouxesse o calor necessário e evitasse o ataque”, explica Leandro Karnal no prefácio de seu livro O dilema do Porco Espinho, que chega às lojas pela Editora Planeta. Na obra, um dos intelectuais mais influentes do país investiga a solidão em diferentes âmbitos, inclusive sob os aspectos positivos, e oferece ao leitor uma saborosa reflexão sobre esse sentimento amplo, poderoso e fundamental.
Karnal é doutor em História Cultural pela Universidade de São Paulo e professor na Unicamp. Alguns de seus livros estão entre os mais vendidos como Crer ou não crer; O inferno somos nós; Todos contra todos; Diálogo de culturas e O mundo como eu vejo. Além de ser um dos palestrantes mais requisitados do país, também é colunista semanal no jornal O Estado de S. Paulo e Zero Hora, e um grande influenciador digital.
Abaixo informações sobre a apresentação:
Evento de Lançamento do Livro “O Dilema do Porco Espinho”, de Leandro Karnal
Quando: 30 de Novembro
Hora: Sexta-feira às 19 horas
Onde: Livraria Leitura do Shopping Pátio Savassi – Av. do Contorno, 6061 – São Pedro