Culturaliza Gastronomia Resenhas

“Festival Fartura – Comidas do Brasil” reúne sabores e pessoas em BH

 No ultimo fim de semana, 22 e 23 de setembro, a capital mineira recebeu a 5° edição do “Festival Fartura – Comidas do Brasil”, o evento contou com um público de aproximadamente 10 mil pessoas e mais de 70 atrações gastronômicas de todos os Estados do  nosso país.  Nos dois dias de evento foram servidos 7,5 toneladas de alimentos resultando em 25 mil pratos. Além das atrações gastronômicas houve apresentações de bandas de vários estilos, o que agradou bem o participantes.

 

 

O Festival contou com chefs renomados e os mais diferenciados pratos que representaram bem suas regiões. O chef Diogo Sabião  trouxe direto de Porto Velho – Ro. o Nía – Menu Amazônia  (Capeletti In Brodo  Amozônico). 

Foto: Kelly Santos

 

Já a chef Mari Sciotti, do restaurante Quincho Cozinha e Coquetelaria, de São Paulo trouxe o prato Strogonoff de cogumelos com palha de raizes.

 

Foto: Kelly Santos

 O tempo estava agradável,  o que proporcionou uma tarde tranquila ao som de boa música  já que de comida não tinha do que reclamar. Entre os petiscos que chamaram a atenção a chef Lia Quinderé, de Fortaleza -CE , agradou o paladar dos mineiros com as mini-coxinhas de caranguejo.

 

Foto:Kelly Santos

 O maior destaque do Fartura 2018 foi para o chef Kiki Ferrari, que veio com a inusitada Cozinha ao Vivo Fogo de Chão. “O chef’n Boss,  é uma fabrica de molhos e temperos de todo o mundo com uma versão mineira e brasileira, além disso, faz eventos de cozinhas rústicas e  fogo de chão  utilizando várias técnicas do mundo  adaptado para a culinária mineira”, diz o chef Kiki.

 

Foto: Kelly Santos

Em entrevista ao Culturalizabh o  chef  detalhou o e tempo de preparo,  para o leitão no cabide , são seis horas assando em com braseiro leve sem muitas chamas, para isso é preciso uma distância  de 30 cm entre a carne e a brasa,  o detalhe é que a chama queima e a brasa assa destacou Kiki. Além do leitão, a cozinha de chão tinha também o lombo no trapo, que nada mais é que o lombo enrolado no pano de saco, embebido  em jurubeba,  vinho e água que mantém a umidade , permite entrada da fumaça no lombo preservando a suculência.  Com apenas uma  técnica , ele tempera , defuma e protege a carne que fica assando por aproximadamente 4 horas,  que precisa ser virado e regado a cada 30 minutos.

 

 

Além das gostosuras salgadas houve um destaque para as sobremesas, a mais consumida foi de frutas Amoras 7 framboesas com leite condensado, que recebeu o troféu Dia da Gastronomia Mineira 2018 . Um boa pedida para um domingo de céu azul e calor de 31° graus.

Foto: Kelly Santos

 

O Festival Fartura – Comidas do Brasil teve espaços dedicados a Cozinha ao Vivo, Espaço do conhecimento , Produtos e Produtores , Food Truck e Bike e dois palcos que garantiram a animação de quem esteve lá. Para participar do evento foi necessário a troca de ingresso por 5 kg de alimento não perecível ou uma doação no valor de $15. Ao todo foram arrecadado 10 toneladas de alimentos  e $52,2 mil reais destinados ao  Serviço de Assistência Social – Servas.

 

 

Foi da  Expedição Fartura – Comidas do Brasil que surgiu as atrações do evento, a expedição visitou mais de 200 cidades e entrevistou mais de 550 profissionais da gastronomia do Brasil. Entre as informações colhidas estavam produtos, chefs, receitas, mercados e produtores. O que resultou no grande sucesso do Festival. Entre os nomes em destaque na culinária do país presentes no evento estavam os chefs  Ana Estela Marcondes , Carlos Bertolazzi, Danielle Thomaz , Jaime Barcelos, Eliana Ferreira e Danielle Dahoui.

 

 Confira nossa galeria de fotos!

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

 

 

Deixe o seu comentário

Kelly Santos
Uma típica sagitariana que não consegue controlar a sinceridade. Está sempre aberta a aprender e ensinar, acredita que o conhecimento deve ultrapassar todas as fronteiras. Ama viajar, ler, ir ao teatro, assistir novela ou um bom filme e uma boa prosa com quem quer que seja. A música e a dança são as únicas capazes de acalmar o vulcão Kelly entra em erupção.