Culturaliza

“Encontro com Mestres” promove oficinas e shows de ícones do choro, em dois dias de ações na Lagoinha

Reconhecido como o primeiro estilo musical brasileiro, desde a década de 1920 o chorinho reúne instrumentistas de alto calibre em rodas espalhadas principalmente pelas periferias das cidades, afirmando a importância da tradição oral para a troca de conhecimento entre os músicos. Com o avanço da tecnologia e das relações virtuais, esses ambientes nem sempre se mantêm vivos como deveriam.

 

Para incentivar a formação de novos artistas e cultivar os aprendizados presenciais, o projeto “Encontro com Mestres”, idealizado pelo grupo mineiro Regional da Serra e pela produtora Grupo Dolores, vai promover neste sábado e domingo, dias 27 e 28 de maio, no Mercado da Lagoinha, shows e oficinas gratuitas com alguns dos maiores nomes do choro no país, incluindo Caetano Brasil, Henrique Araújo e os grupos Regional Imperial e Abre a Roda: Mulheres no Choro.

 

 

 

 

Formado em Belo Horizonte por Daniel Nogueira (pandeiro), Daniel Toledo (violão sete cordas), Pedro Alvarez (flauta) e Pablo Dias (cavaco), o Regional da Serra surgiu após o fim da roda de choro do Salomão, que até 2018 reunia a nata do chorinho belo-horizontino no famoso bar da Serra. De lá para cá, os chorões da cidade começaram a ocupar outros espaços e a reverberar projetos inéditos, interessados em formação artística e de público. Neste ano, o grupo Regional da Serra idealizou o festival “A Praça do Choro é Nossa”, entre janeiro e fevereiro, levando o choro a feiras populares; e realizou o “Encontro Regional da Serra com o Melhor Público”, que apresentou shows em lares de idosos durante o mês de abril.

 

Agora, o projeto “Encontro com Mestres”, realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, dá um passo a mais para a conservação da cena de choro em Belo Horizonte e pretende promover o encontro de músicos iniciantes e experientes com o público interessado em aprender e apreciar o choro.

 

As apresentações do “Encontro com Mestres” são gratuitas ao público e começam a partir das 13h, no imponente Mercado da Lagoinha. Haverá show especial do grupo Abre a Roda: Mulheres no Choro, além de duas dobradinhas concebidas especialmente para o projeto, entre Regional da Serra e Caetano Brasil; e Regional Imperial e Henrique Araújo. O encerramento dos shows será com chave de ouro, conduzido pelo bloco de carnaval Orisamba, do Terreiro CCPJO – Centro de Caridade Pai Joaquim do Oriente, que é referência de expressão cultural na região da Lagoinha.

 

 

Mais informações:

Regional da Serra e Grupo Dolores apresentam

“Encontro com Mestres”

Oficinas

Quando. Dia 27 de maio, sábado

Onde. Centro Cultural Liberalino Alves (Av. Antônio Carlos, 821, São Cristóvão)

Oficina 1 – Abre a Roda: Mulheres no Choro – “Abrindo a Roda – Prática de Conjunto para Todes” – Das 9h às 11h30

Oficina 2: Caetano Brasil — “Introdução à Improvisação na Linguagem do Choro’ – Das 13h às 15h30

Oficina 3: Henrique Araújo — “Batuca Bandola” – Das 13h às 15h30

Oficina 4: Regional Imperial — “Acompanhamento no Choro – Harmonia entre a Roda” – Das 16h àss 19h

 

 

Shows

Quando. Dia 28 de maio, domingo, a partir das 14h

Onde. Mercado da Lagoinha (Av. Presidente Antônio Carlos, 821, Lagoinha)

Abre a Roda: Mulheres no Choro / Regional da Serra e Caetano Brasil / Regional Imperial e Henrique Araújo

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.