Culturaliza Infantil Literatura

Instituto Gil Nogueira homenageia professores e crianças do Norte de Minas

Ocorre, nos dias 12 e 13 de julho, a premiação dos alunos e professores de quatro escolas beneficiadas pelo projeto Ler é viver, do Instituto Gil Nogueira, em Várzea da Palma, Buritizeiro e O lhos D’Água!

Patrocinado pelo Grupo Rima, o projeto objetiva aproximar os livros das crianças e tudo o que vem junto com eles como conhecimento, cultura, informação e o despertar da curiosidade, proporcionando mais educação, cultura e literatura às pessoas. 

No início de cada semestre letivo, cada sala de aula das escolas participantes recebe uma caixa contendo 30 livros de literatura infantil, que podem ser levados para casa ou lidos em sala de aula. As crianças são estimuladas a ler e a interpretar os livros, a partir de incentivos, como as oficinas semanais de contação de histórias e uma premiação semestral que contempla alunos com melhor desempenho na interpretação das obras lidas, mensurado por meio de uma avaliação pedagógica. Os professores também são premiados, todo semestre, a partir do alcance de média de 10 volumes lidos e interpretados por sala.

Em seu primeiro ano no Norte de Minas, as 350 crianças assistidas pelo programa surpreenderam e superaram as expectativas do projeto: mais de 70% delas foram premiadas, sendo que 61% na categoria ouro. Ou seja, as professoras têm feito um ótimo trabalho, em parceria com a supervisão do projeto e apoio das famílias. Essa realidade mostra o poder transformador da literatura!

 

Deixe o seu comentário

Fabiane Rodrigues
Taurina, mãe de dois gatos e Mestranda em Estudos de Linguagem. Apaixonada por manifestações e produções culturais, questões sociais e o empoderamento da mulher negra. E, claro, stalker profissional, formada pelo ID Discovery!