Culturaliza

Casa Fiat de Cultura apresenta história do futebol no Brasil no Encontros com o Patrimônio dedicado ao esporte

O futebol é paixão, tradição e, também, identidade. O esporte é tão importante que ganhou uma data só sua: o Dia Nacional do Futebol. Para celebrar, a Casa Fiat de Cultura realiza o Encontros com o Patrimônio “Memória na ponta dos pés: um bate-bola sobre futebol e identidade”. A convidada é Diana Mendes, coordenadora do Centro de Referência do Museu do Futebol, que participa de um bate-papo virtual com a historiadora e educadora do Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura, Ana Carolina Ministério. O evento será realizado em transmissão ao vivo no domingo, dia 25 de julho, das 11h às 12h30, com inscrição gratuita pela Sympla: https://bit.ly/MemoriaNaPontaDosPes.

 

Nesta edição do Encontros com o Patrimônio, Ana Carolina Ministério contará, de forma breve, a história do futebol no Brasil e os seus personagens emblemáticos. Segundo ela, o jogo como conhecemos hoje no país, diferente de outras formas de futebol, como o rugby football e o gaelic football, é uma invenção inglesa. “Charles Miller, filho de um imigrante escocês e mãe paulistana, trouxe para o Brasil bolas e livros de regras do esporte depois de estudar na Inglaterra, e implantou, de forma amadora, o futebol no país. Charles se destaca, então, como pioneiro do futebol em São Paulo”, explica. A historiadora também vai abordar a trajetória de como o esporte foi se popularizando, além de relembrar as derrotas históricas, em 1950 e na década de 1980, e os cinco títulos mundiais do Brasil e seus contextos socioculturais.

 

Diana-Mendes-Museu-do-Futebol_-crédito-Léo-Rodrigues-scaled.jpg
DIANA – 25/10/2020 – Diana Mendes, historiadora, Museu do Futebol. Sao Paulo.
Foto: Leonardo Rodrigues

 

A convidada desta edição, Diana Mendes, que é coordenadora do Centro de Referência do Museu do Futebol, vai compartilhar com o público os processos de pesquisa e salvaguarda dessa memória.

 

A Casa Fiat de Cultura cumpre importante papel na transformação do cenário cultural brasileiro, ao realizar as mais prestigiadas exposições. A programação estimula a reflexão e interação do público com várias linguagens e movimentos artísticos, desde a arte clássica até a arte digital e contemporânea. A Casa Fiat de Cultura é situada no histórico edifício do Palácio dos Despachos e apresenta, em caráter permanente, o painel de Portinari, Civilização Mineira, de 1959. O espaço integra um dos mais expressivos corredores culturais do país, o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte. Mais de 3 milhões de pessoas já visitaram suas exposições e 560 mil participaram de suas atividades educativas.

 

SERVIÇO:

Encontros com Patrimônio online – mês de julho

Memória na ponta dos pés: um bate-bola sobre futebol e identidade

Convidada: Diana Mendes

25 de julho, das 11h às 12h30 – Bate-papo virtual

Evento gratuito, com inscrição pela Sympla: https://bit.ly/MemoriaNaPontaDosPes

Casa Fiat de Cultura

Circuito Liberdade

Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.