Colunas Literaliza BH Literatura Livros

Olhos de carvão – Afonso Borges

 

Com a proposta de apresentar e dar dicas apenas de literatura nacional, a coluna LiteralizaBH comemorou 1 aninho. Para quebrar esse preconceito dos leitores com a nossa literatura, indicamos aqui mais de 50 autores de várias gerações, desde os clássicos até os infantis lançados este ano. Para todos os gostos literários, queremos pôr fim a essa desculpa de que só livro internacional é bom. Tem muita dica aqui é só escolher e se jogar na leitura.

 

A dica de hoje é especial, é a primeira vez que indicamos um livro de contos. Considera os contos, uma leitura raiz, que entretém em poucas palavras e poucos minutos de leitura. Escolhi “Olhos de carvão” do escritor Afonso Borges, um mineiro que se dedica ao incentivo à leitura em Minas. Afonso é gestor cultural e jornalista, criador do Sempre um Papo, que traz a BH e outras cidades mineiras, autores nacionais para bate-papo, sessão de autógrafos e lançamentos literários. Afonso colocou BH na rota obrigatória dos grandes escritores e das editoras para divulgação das suas obras, antes restritas ao eixo Rio-São Paulo.

 

Conheça o projeto Sempre um papo clicando aqui. Prestigie os eventos! Sua presença fortalece e muito o cenário literário da capital. Quer saber tudo sobre literatura em BH e região metropolitana visite o LiteralMente,UAI.

 

“Olhos de carvão” lançado pela editora Record, é uma coletânea com 26 contos.. A novidade aqui é o mesmo conto apresenta ora dois pontos de vista da mesma história, ora histórias completamente diferentes separadas apenas por parágrafos. Uma sacada genial que eu custei a perceber e admito que voltei para reler os que passaram despercebidos.

 

A histórias dos contos são curtas, em menos de 3 páginas, viajamos da Alemanha nazista a fronteira do México. Da cidadezinha do interior de Minas, Almenara, a Capadócia. Vidas brasileiras. Vidas estrangeiras que entrelaçam e se complementam, ao passo que coexistem sem de fato existirem.

 

Afonso Borges nos apresenta dilemas comuns do dia a dia, que saltam aos olhos do leitor em memórias, realidades, ou apenas devaneios. Em certos momentos há até uma certa identificação com estes personagens. É um livro que transita em vários cenários, com personagens distintos e bem construídos. Em poucas palavras é possível formar o desenrolar da cena na sua mente, sem a necessidade de grandes descrições. Algumas dessas histórias eu quis saber mais e leria com certeza mais 300 páginas. Mas essa é a magia dos contos né…

 

“Olhos de carvão” é um livro especial. Diferente do que estamos acostumados. É uma leitura rica e que exige atenção e dedicação exclusiva para o deleite literário. A escrita de Borges é ao mesmo tempo fácil de ler, tanto complexa, porque ele não foca em apenas um gênero literário. Aqui tem romance, suspense, drama, aventura. Um livro diferenciado que vale a pena ler e ter na sua estante.

 

Esta coluna é publicada aqui, todas as segundas!

Envie seu e-mail para a colunista: [email protected]

Quer saber mais sobre literatura acesse: www.literalmenteuai.com.br

 

Deixe o seu comentário

Elis Rouse
Sou Elis, não sou Regina; sou do interior e amo a capital; sou jornalista, mas não trabalho em jornal; amo ler, sonho escrever; dicas vou dar, dicas quero receber; experiências vamos trocar; literatura brasileira vamos amar!