Culturaliza Diversão Gastronomia Gratuito ou a baixo custo Shows

BH celebra 8ª edição da Festa Portuguesa

No próximo sábado, 16 de junho, BH celebra a 8ª edição da Festa Portuguesa. O evento é uma ação da Câmara Portuguesa de Minas Gerais e a ideia é celebrar o Dia de Portugal no Brasil, o Dia de Camões e estreitar ainda mais as relações entre brasileiros e luso-descendentes na cidade.

 

A curadoria gastronômica da Festa Portuguesa 2018 é realizada pelo chef Edson Puiati, da disciplina de Gastronomia da UNA, que também comanda o estande Gastro UNA no evento. Os restaurantes participantes levam ao público a legítima gastronomia portuguesa, mas são convidados a dar um toque brasileiro nas receitas. Dos nomes já confirmados estão os restaurantes: Caravela, Tugas, Taberna Baltazar, Thiago Lima & Renato Lobato, Armazém Medeiros, Verde Gaio, Restaurante do Porto e o restaurante Paladino, convidado do ano, que apresenta pratos com fusão das culinárias mineira e portuguesa. Também estão confirmadas quatro docerias: Doceria Baltazar, Doces de Portugal, Sorvete Artesanal Alento e Casa di Maria.

 

Haverá também um gastronômico, que irá premiar a “Melhor Entrada”, “Melhor Prato Principal”, “Melhor Sobremesa” e “Melhor Prato Fusão Minas Portugal”. O evento conta ainda com o Show Cooking, no qual dois chefs e um doceiro português ensinam como preparar alguns dos pratos e doces portugueses mais apreciados.

 

Carlos Alberto, vice-presidente da Câmara Portuguesa, conta que “ há 30 anos os portugueses que viviam em BH comemoravam o Dia de Portugal no Brasil – 10 de junho – na Praça Marília de Dirceu, onde está localizado o busto de Camões. Reforçando essa tradição, a Festa desperta o interesse do público por meio da cultura, música e gastronomia. A expectativa para qualquer festa de rua é muito grande, este ano esperamos 40 mil pessoas circulando ao longo do dia, para isso pensamos numa estrutura que traga a comodidade das pessoas e garanta um deslocamento tranquilo entre os espaços”.

 

A Festa deste ano teve seu espaço ampliado, com duas praças – a área externa do Museu Histórico Abílio Barreto e a Praça Prof. Godoy Betônico; dois palcos e uma área infantil com picnic, em localização privilegiada e arborizada. A nova identidade visual, mais moderna e inspirada nas Festas de Lisboa, também contribui para o clima agradável do evento. Na programação artística, um dos destaques do palco principal é a DJ portuguesa Joana Hasse. Também se apresentam: DJ Aída, Sonia Gargiulo com Nadilson Assunção, Charanga Pop, Grupo Folclórico Gil Vicente e Flaming Boys. Já o palco acústico conta com shows da Banda da Polícia Militar, Coral Luís de Camões, Grupo de Poesia da Faculdade de Letras da UFMG, Trio Dom Preto e Choro por Elas.

 

Abaixo informações sobre o evento:

 

BH celebra 8ª edição da Festa Portuguesa

 

Quando: 16 de junho de 2018

Hora: das 10h às 22h00

Onde: Entorno do Museu Histórico Abílio Barreto:

    • Rua Bernardo Mascarenhas
    • Rua Josafá Belo
    • Rua Ten. Renato César
    • Área externa do Museu Histórico Abílio Barreto
    • Praça Prof Godoy Betônico (NOVO ESPAÇO)

Quanto: Entrada Gratuita

*Doação opcional de agasalho, alimento não-perecível, livro e material escolar. Haverá pontos de coleta nas entradas da festa.

Informações: www.camaraportuguesamg.com.br

Facebook.com/FestaPortuguesaBeloHorizonte

Instagram.com/FestaPortuguesaBH

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.