Culturaliza Diversão Gratuito ou a baixo custo Teatro

– PRORROGADO – 40 Anos Grupo Oficcina Multimédia C\ Espetáculo “Boca de Ouro”

Para celebrar suas 4 décadas de sucesso o Grupo Oficcina Multimédia, realiza o espetáculo “Boca de Ouro” no CCBB BH, com apresentações de sexta a segunda (Sim! Ás segundas também), sempre às 19h. “Boca de Ouro” marca, também, os 35 anos de trabalho de Ione de Medeiros como diretora do GOM. 

 

A peça entrou em cena no dia 11 de maio e sairia de cartaz, no dia 28 de maio. Agora, o elenco dirigido por Ione de Medeiros realizará mais uma semana de apresentações, de quinta a domingo, 31 de maio a 03 de junho, no Teatro II do CCBB-BH.

 

Com texto de Nelson Rodrigues, o espetáculo conta a história de Boca de Ouro, um personagem suburbano que, traumatizado pela sua origem desconhecida, quer se afirmar como figura mítica. Na busca pelo poder, ele mergulha no submundo do crime e passa a ser conhecido como Drácula de Madureira. O apelido do lendário bicheiro carioca é Boca de Ouro porque ele troca todos os dentes perfeitos por uma dentadura de ouro, sua marca de poder e ascensão. Na trama original a história do Boca de Ouro acontece em Madureira, subúrbio do Rio de Janeiro, mas na montagem do GOM, o espetáculo se desenvolve em um outro cenário.

 

“Pensamos em trazê-lo para o interior de uma casa que poderia ser de um mafioso pertencente a qualquer lugar do mundo. Neste ambiente intimista, duas portas se abrem para o interior da casa de D. Guigui, a personagem que conta a história do Boca de Ouro por meio de três versões diferentes. Uma mesa de escritório serve à redação do jornal O Sol e ao consultório do dentista responsável pela transformação que vai conferir o apelido de Boca de Ouro ao personagem. Uma balaustrada localiza a varanda da casa de Leleco e o Celeste. Estes cinco ambientes, compreendendo interior e exterior, convivem em um mesmo espaço”, ressalta Ione de Medeiros, diretora, cenógrafa e figurinista do espetáculo que há 8 meses ensaia com os integrantes do GOM.

 

Fundado em 1977, o Grupo Oficcina Multimédia mantém um permanente trabalho de corpo, voz, rítmica corporal e pesquisa de material cênico no processo de elaboração de seus espetáculos. Ele pertence à Fundação de Educação Artística, FEA, desde que foi criado pelo compositor Rufo Herrera no Curso de Arte Integrada do XI Festival de Inverno da UFMG e BH. O espetáculo que inaugurou a linguagem multimeios, levando para o palco pela primeira vez os instrumentos de Marco Antônio Guimarães (UAKTI) integrados ao texto, movimento e material cênico, foi o “Sinfonia em Réfazer”, de 1978. Ione Medeiros diretora do grupo desde 1983, ressalta a importância da parceria com a FEA. “Reconhecemos nela o nosso lugar de origem uma vez que ela acolheu o grupo desde sua criação e lá ensaiamos e promovemos atividades culturais até 1998. Neste ano, a Fundação se mudou para um prédio no bairro Funcionários e o GOM precisou procurar uma sede própria. Até 2005 a FEA assumiu o aluguel de nosso espaço o que possibilitou que déssemos continuidade à nossa pesquisa cênica. Mas, o vínculo com a FEA permanece até hoje como um reconhecimento de todo o apoio recebido e pelas afinidades culturais que mantemos com esta instituição”.

 

Boca de Ouro vem para completar a “trilogia da crueldade” produzidos pelo Grupo Oficcina Multimédia com foco na violência que vem acompanhando a história da humanidade. “Na primeira montagem, ‘Aldebaran’ falávamos do irreal, de monstros e do medo alimentado por guerras e disputa pelo poder; na segunda ‘Macquinária 21’ (2016), o foco era o Governo e a sede de poder que levou o rei a ser morto antes de subir ao poder. Em ‘Boca de Ouro’, o foco é revelar o que o ser humano é capaz de fazer para sua ascensão social. Este é um espetáculo que fala das sombras humanas. Mesmo os bons têm algo sombrio adormecido que é melhor não acordar”, Sob essa perspectiva, o personagem referencial é um marginal do subúrbio do Rio de Janeiro, conhecido como o Drácula de Madureira , famoso na redondeza pelos seus crime e benfeitorias. Mas, desta vez, junte-se a tragédia pitadas de humor, uma das características do autor Nelson Rodrigues, abrindo espaço para que as pessoas possam rir de suas próprias fraquezas, conclui a diretora.

 

Abaixo informações sobre o espetáculo:

40 Anos Grupo Oficcina Multimédia C\ Espetáculo “Boca de Ouro”

Quando: 31 de Maio a 03 de junho 

Hora: 19h

Quanto: R$ 20,00 (inteira), R$ 10,00 (meia)

Onde: CCBB BH Praça da Liberdade, 450, Funcionários

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.