Culturaliza Dicas Diversão

Ocupação Rosa Encantado

A Ocupação Rosa Encantado que teve início em Cordisburgo-MG, terra natal de Guimarães Rosa, no dia 19 de novembro – data em que o escritor faleceu – com uma apresentação do show Cirandas de Sagarana, do cantor e compositor Celso Adolfo, também acontecerá na capital. Dando continuidade ao evento, Rosa Expandido, em homenagem aos 50 anos de publicação de Grande Sertão: Veredas e Corpo de Baile, de Guimarães Rosa, encerrado em grande estilo com a leitura feita por Maria Bethânia de trechos da obra de maior expressão do escritor, este ano será realizado evento similarpara homenagear os 50 anos de seu falecimento, com atividades nas áreas de artes visuais, cênicas, literatura e música.

 

Esse evento realizado pela Fundação Clóvis Salgado com a exposição Nonada. Travessiaabre as atividades da semana na Galeria Mari’Stella Tristão, no Palácio das Artes, com trabalhos dos artistas Domingos Mazzilli e Letícia Panisset, junto com exposição de objetos e livros raros e exibição de video. Na Sala Juvenal Dias, acontecem os shows Letras e Notas, de Titane, e Cirandas de Sagaranade Celso Adolfo. A diretora Bia Lessa, estudiosa da obra de Guimarães Rosa, também é convidada do projeto para realizar palestra sobre o processo da montagem teatral de Grande Sertão: Veredas, que estreou em São Paulo, da qual é diretora. Na área da dança, o grupo Ateliê do Gesto, de Goiânia, apresenta o espetáculo O Crivo, inspirado na obra de Rosa Primeiras Estórias. Haverá ainda a realização de uma mesa literária com a professora e escritora Eneida Souza e os convidados Georg Otte, Wander Melo Miranda e Heloísa Starling e o Café Literário, com a narradora de histórias Elisa Almeida.

 

O encerramento da Ocupação Rosa Encantando mantém o estilo do evento anterior e acontecerá no palco do Grande Teatro do Palácio das Artes. O convidado é o compositor Egberto Gismonti, autor da trilha sonora da encenação dirigida por Bia Lessa. O espetáculo contará ainda com a presença dos músicos Nivaldo Ornelas, Felipe José e Rafael Martini. Para o presidente da Fundação Clóvis Salgado, Augusto Nunes-Filho, “Expandindo-se encantado, João Guimarães Rosa eterniza-se em mais este momento no Palácio das Artes, palco maior da arte mineira”.

 

Abaixo mais informações sobre o evento:

Ocupação Rosa Encantado

Quando: 27 de Novembro a 03 de Dezembro

Funcionamento da Galeria: terça-feira a sábado – 9h30 às 21h;

                                             Domingo -16h às 21h

Onde: Palácio das Artes Av. Afonso Pena, 1537 – Centro

 

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.