E é pensando nas donas do mês que resolvi fazer uma lista com os dez filmes a que toda noiva deve assistir. Na verdade, não só elas; os simpatizantes também podem se aconchegar. Aliás, quem não gosta de sonhar?
O segundo da lista é um clássico, desses que todo mundo já viu na vida e que é sempre bom rever. Em “O Casamento do Meu Melhor Amigo” (1997), a personagem de Julia Roberts combina com o de Dermot Mulroney que, se ambos continuassem solteiros quando completassem 30 anos, casariam-se um com o outro. Quando recebe um telefonema do amigo, às vésperas da fatídica data, anunciando que está prestes a se casar, mas com outra (Cameron Diaz), a protagonista pira, aceita o convite para ser madrinha, mas vai com todas as segundas intenções possíveis. Você já imagina o que vai acontecer, né?
Julia Roberts volta em 1999 com outro clássico: em “Noiva em Fuga”, ela não consegue fugir de Richard Gere. Já Ashton Kutcher e Brittany Murphy estão no quarto filme da lista: “Recém-Casados” (2002). Os pombinhos embarcam para a lua de mel, achando que tudo ocorrerá como foi planejado. Mas a aventura mesmo começa quando tudo dá errado. Se esse filme é pra rir, o próximo é pra emocionar. “O Melhor Amigo da Noiva” (2008), vivido por Patrick Dempsey, sempre foi muito namorador, e a amiga sempre focada em casamento. Até que um dia ela decide se casar e o convida para ser o padrinho. Para ele, que mantinha um amor platônico por ela, depois desse convite fica difícil disfarçar. Um belo romance está no ar!
E qual seria sua reação ao saber que sua melhor amiga vai se casar no mesmo dia em que você? É assim que Anne Hathaway e Kate Hudson aparecem, como “Noivas em Guerra” (2009), numa divertida disputa pela data e pelo local do sonhado casório, a minha nona indicação. E se é pra falar em disputa, que seja à la brasileira. Por último, deixei a comédia “Loucas pra Casar” (2014), que conta a história de três mulheres (Ingrid Guimarães, Suzana Pires e Tatá Werneck), que se estapeiam pelo amor do mesmo homem (Marcio Garcia). Esse eu nunca vi, mas ouvi dizer que é o filme nacional mais engraçado dos últimos tempos.
Ou seja, não é por falta de filme que você vai deixar de se casar. Não é por falta de comédia que vai deixar de rir. Não é por falta de cenas de amor que vai deixar de se inspirar!