Colunas Culturaliza Literaliza BH Literatura Livros

De qual lado desse “Triângulo de 4 lados” você vai ficar?

Senta que lá vem textão!

 

Estava eu linda e morena circulando pelos corredores da última Bienal do Livro de Minas, pegando todos os marca páginas do UNIVERSO e buscando novidades baratas. De repente me vejo diante de um estande maravilhoso, com marca páginas lindos e pilhas de livros na porta. Sinceramente, ignorei os livros porque já estava cansada e o estande seria o último que passaria naquele dia. Enquanto os escolhia, uma menininha fofa chegou perto de mim e disse: “Moça, você já conhece meu livro?”. Eu olhei para ela pensando seriamente em desconsiderar, quando chegou uma outra menina muito igual a primeira com um livro roxo na mão. Já fui fisgada pela capa que amei! Então elas começaram a me contar sobre o livro e ficamos ali conversando. Sai de lá com um livro autografado e admirando a Fernanda Medeiros e a Adelina Barbosa pela garra com que estavam lutando para vender o seu livro e consequentemente serem reconhecidas no cenário literário.

 

 

Não me decepcionei. Apesar dos clichês básicos de quase todo romance, “Triângulo de 4 lados” é divertido, envolvente e cheio de surpresas que vão mudando a vida da protagonista Sara e os rumos da história. Sara Alcântara é uma jovem de 17 anos que vive as indecisões, paixões e dramas que nunca parecem ter fim, pelo menos não no primeiro livro. O lado masculino do triângulo é formado pelos irmãos e primos da Sara, Rodrigo e Brent e pelo nômade Matheus. Rodrigo Guano de 25 anos é a grande paixão da Sara desde pequena, Brent é apaixonado pela Sara desde sempre e Matheus surge do nada e claro que apesar de ter outras personagens femininas e amigas da Sara, ele também vai ter uma quedinha por ela.  Para rechear a história, Rodrigo e Matheus fazem o estilo bad boy, tocam em uma banda de rock do Rodrigo e pegam geral. Já Brent, o certinho da história, é o que mais me fez raiva quando teve a chance com a Sara, mas apesar disso torço por ele.  

 

Eu formei a imagem de um triângulo composto pelos personagens masculinos em cada ponta e a Sara girando em torno deles, mas há um momento em que isso não acontece que é quando a Sara vai fazer um curso em Paris. Confesso que fiquei decepcionada por não ter essa parte no livro, mas quando conversei com as escritoras elas me alertaram que essa parte está disponível na internet. O que é uma pena.

 

 

O “Triângulo de 4 lados” é um romance delicado, bem escrito e com a sensação de realidade, senti isso principalmente pela história se passar aqui no nosso quintal, na cidade de Santa Fé e por ser narrado pelos quatro personagens do triângulo. Também gostei muito dos “post it” destacando pensamentos e dúvidas da Sara. O livro é bem feito e há um encaixe perfeito em cada capítulo capaz de prender o leitor e fazer querer mais, ansiar pela continuação em “Trevo de 4 folhas”.

 

Motivos para ler “Triângulo de 4 lados” das escritoras Fernanda Medeiros e Adelina Barbosa:

  • É envolvente;
  • Bem escrito;
  • Recheado de histórias;
  • É divertido;
  • Atual e cotidiano.

 

Esta coluna é publicada aqui, todas as segundas!

Envie seu e-mail para a colunista: [email protected]

Deixe o seu comentário

Elis Rouse
Sou Elis, não sou Regina; sou do interior e amo a capital; sou jornalista, mas não trabalho em jornal; amo ler, sonho escrever; dicas vou dar, dicas quero receber; experiências vamos trocar; literatura brasileira vamos amar!

Comments are closed.