Carnaval Colunas Culturaliza Dicas Diversão Por Onde Andei Turismo

Por Onde Andei: “Vamos fugir deste lugar baby…”

O Carnaval de BH está bombando e os bloquinhos estão com tudo, mas você quer dá uma fugidinha da agitação para descansar e renovar as energias? Veja onde ir! A Por Onde Andei revela alguns lugares para você curtir a natureza perto de Belo Horizonte.

 

A 64 km da capital mineira, a cidade de Rio Acima é uma ótima pedida para um bom banho de cachoeira. Na região encontra-se a Cachoeira Chica Dona, Cachoeira das Rosas, Cachoeira Mingú, Cachoeira da Sansa e a Cachoeira Viana. A cidade pertence à Estrada Real e ao Circuito do Ouro. Suas construções do século XVIII contam a história de um pequeno arraial e pode ser apreciada com um passeio de Maria Fumaça, com duração de 55 mim, até a cidade de Honório Bicalho. Quem pensa que fugiu do carnaval está enganado! Os atrativos naturais da cidade costumam receber um número considerável de turistas nesse período além da festa com clima de interior no centro da cidade.

 

Cachoeira Chica Dona – Rio Acima

 

Já a cidade de Ipoema fica à 100 km de BH. Lugar de natureza exuberante. Você não pode deixar de vistar alguns lugares e cachoeiras. No centro, você encontra o Museu do Tropeiro que conta um pouco sobre a história de Minas Gerais com peças que mostram os costumes da época dos tropeiros. Outro Lugar que não pode faltar é a Capela Senhor do Bonfim que fica no alto do Morro Redondo e que também conta com uma bela queda d’água. O Parque Estadual do Limoeiro conta com 4 cachoeiras, 4 mirantes, 2 lagoas e 1 gruta, tornando-se assim uma parada quase que obrigatória. Existem outras cachoeiras na região também que são indispensáveis para o seu passeio, elas são a Cachoeira Alta, Cachoeira Média, Cachoeira do Patrocínio Amaro e a cachoeira da Fazenda das Laranjeiras.

 

Cachoeira Alta – Ipoema

 

O vilarejo romântico de Lavras Novas tem distância de 120 km de Belo Horizonte. O lugar se destaca pela sua topografia com serras e mirantes de tirar o fôlego, e por suas pousadas e bares charmosos e aconchegantes. Para os amantes dos esportes radicais, lá se encontra Rapel, Tirolesa, Caiaque, Escalada, Trekking, Off Road e Cavalgada. A Represa do Custódio é o lugar mais indicado para o banho da região, que conta também com a Cachoeira dos Namorados, a Cachoeira dos Três Pingos, a Cachoeira do Falcão, a Cachoeira do Pocinho, a Cachoeira dos Prazeres e a Cachoeira do Castelinho.

 

Represa do Custódio – Lavras Novas

 

Localizado na Serra do Cipó, a 142 Km do nosso ponto de partida, o distrito de Lapinha da Serra é famoso por suas festas religiosas e pelo Batuque, que é um manifesto apresentado pelos moradores semanalmente com muita dança, palmas e tambores. Um passeio muito conhecido na região é a Travessia Lapinha x Tabuleiro que é uma caminhada de 2 dias (28 Km) pelas lindas paisagens da serra até a 3ª cachoeira mais alta do Brasil, a Cachoeira do Tabuleiro. Na região, você também pode visitar a Cachoeira do Bicame, a Cachoeira do Lajeado, a Cachoeira do Rapel, a Cachoeira do Paraíso, a Lagoa da Lapinha e o Poço do Boqueirão.

 

Cachoeira do Tabuleiro – Serra Cipó

 

A cidade encantadora de Catas Altas está ao pé da Serra do Caraça, a cerca de 130 Km de BH. Ela integra o Circuito do Ouro, o Circuito do Diamante e a Estrada Real. Você não pode deixar de conhecer o Bicame de Pedra, uma ruína de um aqueduto de pedra construído em 1792 que te renderá belas fotos. O Parque ou Santuário do Caraça apresenta uma boa infraestrutura para o visitante que poderá apreciar quedas d’águas, poços e piscinas naturais, trilhas, mirantes e a presença ilustre do Lobo Guará ao anoitecer. Não deixe de visitar as cachoeiras da Santa, do Maquiné e do Rio Valéria. No povoado de Morro da Água Quente você também pode conferir a Cachoeira do Quebra Dedo e o Pico do Baiano.

 

Bicame de Pedra – Catas Altas

 

Dicas dadas, agora é só aproveitar o feriado do carnaval! E semana que vem te conto Por Onde Andei… 

 

A Coluna “Por Onde Andei” é escrita neste espaço todo domingo! 

Mande seu e-mail para a colunista: [email protected]

 

Agenciamento e Excursões
facebook.com/roadtourbh

Deixe o seu comentário