Carnaval Colunas Dicas Diversão Por Onde Andei Turismo

Por Onde Andei: Onde passar o Carnaval em Minas Gerais

O Carnaval está batendo na porta e você ainda não se programou? A coluna “Por Onde Andei” vai te dar a dica dos melhores carnavais de Minas Gerais!

 

BELO HORIZONTE

 

Praça da Estação durante o Carnaval de 2016.

Para você que está pensando em foliar na capital mineira, tenho ótimas notícias, você irá participar do maior Carnaval de Minas Gerais! São esperados 2,4 milhões de foliões. A festa começou no dia 11 de fevereiro e irá até o dia 1º de março, contando com desfiles de blocos, desfiles de escolas de samba e palcos espalhados em diversos pontos da cidade. A parceria com a Skol vai proporcionar ao folião um escorregador gigante de 200m, o Skolrrega, e translado gratuito nos dias de folia, com o Busão Skol. Além do carnaval de rua você poderá aproveitar eventos fechados, como o Pré-Carnaval Jangalove, o Carnaval Mirante Beagá, o Carnavália, o exclusive e o Land Spirit que terá como principais atrações:  Dennis Dj,Wesley Safadão, Paralamas do Sucesso, Nando Reis, Buchecha, Karol Conka, Gabriel O Pensador,  Gusttavo Lima, Felguk, Matheus e Kauan, Alexandre Peixe, Zé Neto e Cristiano, Sorriso Maroto, Jamil, Dj Malboro e Nego do Borel.

 

CONGONHAS

fotos do site: congonhas.mg.gov.br
Santuário Bom Jesus de Matosinhos e Carnaval de Congonhas.

Em Congonhas, além de visitar os 12 profetas de Aleijadinho no Santuário Bom Jesus de Matozinhos e os passos da paixão de Cristo, você pode conferir vários museus, igrejas e casarões para a visita. Lá, também é possível se refrescar no Parque das Cachoeiras, onde possui uma pequena queda d’água do Rio Santo Antônio, piscinas de águas naturais, quadras de vôlei, futebol e peteca, área para camping, churrasqueira e lanchonete. Já o Carnaval está para todos os gostos com muito samba, Bartucada, DJs, desfiles de blocos, show com bandas locais e programação infantil.

 

 

 

 

 

 

DIAMANTINA

 

Foto do carnaval de Diamantina em 2016.

A 294 km de BH, a cidade de Diamantina tem um centro histórico muito rico. Duas dicas muito legais é a visita na casa onde viveu Juscelino  Kubitschek  e a casa da escrava Chica da Silva. Já a natureza é soberana no Distrito de Conselheiro Mata, onde se tem as melhores cachoeiras da região, tendo destaque a Cachoeira das Fadas e a do Telésforo que possui uma prainha convidativa ao ócio. Diamantina tem um dos carnavais mais tradicionais de Minas Gerais. As principais atrações são a Bat-Caverna com seu samba de raiz e a Bartucada que traz músicas de todos os estilos para o samba e levanta a multidão até o nascer do sol. Então, garanta seu lugar em uma república, compre seu abadá e saia no bloco.

 

 

ITABIRITO

Folia em Itabirito – Carnaval 2016.

Em Itabirito, a parada obrigatória é o Museu do Jeca Tatu, com seu famoso pastel de angu; o Cristo Redentor, que proporciona uma vista sem igual da cidade e a Fazenda Chaparral, com uma boa comida e diversas atrações. Este ano, o carnaval de Itabirito promete superar os anos anteriores com os divertidos blocos no domingo, como o Bloco da Água, que dá um banho em todo mundo. Também haverá os trios elétricos dos blocos Pemba, Prisioneiros, Piratas e Simbora Uai, que arrasta o pessoal. Palcos espalhados pelo centro da cidade animam a festa com bastante axé, samba e músicas hits do carnaval. O evento também conta com um espaço kids e o Circuito Cervejeiro, que além de cervejas artesanais terá uma programação com bastante rock’n roll.

 

OURO PRETO

 

Foliões descendo a ladeira em Ouro Preto.

Se você decidir passar o Carnaval em Ouro Preto, aí vai uma dica super importante: Conheça o carnaval das repúblicas, geralmente elas oferecem festas privadas super badaladas! Já o carnaval de rua este ano vai contar com cinco palcos espalhados pela cidade, onde se apresentarão bandas da região com marchinhas, sambas, frevos, axé e músicas da cultura mineira. Os blocos este ano estão arrasando! No sábado o Bloco do Caixão terá shows com o Monobloco, MC TH e Marcelo D2. No domingo, o Bloco Cabrobó trará o Nego do Borel  e o grupo Molejo. Já o Bloco da praia apresenta Thiaguinho e Valesca Poposuda na segunda de carnaval. E o Bloco Chapado conta com Dennis Dj pra agitar a festa no domingo. Já que a festa é no centro histórico, aproveite para visitar as Igrejas, os museus e casarões antigos. Se possível, não deixe de visitar os subdistritos de Lavras Novas e Santo Antônio do Leite onde estão as melhores cachoeiras da região para banho.

 

SABARÁ

 

Festa no centro histórico de Sabará.

Sabará está apenas há 23 km de Belo Horizonte e tem pontos turísticos que é a cara de Minas Gerais, como a Igreja de Nossa Senhora do Ó, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, construída pelos e para os escravos, e o Teatro Municipal. O melhor ponto do Carnaval de Sabará é o desfile das escolas de samba, que nos enchem os olhos, que este ano acontecerão nos dias 25 e 27. Em todos os dias haverá blocos e shows com bandas locais em diversos locais da cidade.

 

 

 

SÃO JOÃO DEL REI / TIRADENTES

 

Bloco Unidos da Cambalhota em São João Del Rei.

Em São João Del Rei, você pode vivenciar o Brasil colônia por meio do seu centro histórico, com igrejas, museus e casarões, além da importância de visitar a rua das casas tortas, pois lá te renderá belas fotos. Pegando a Maria Fumaça você chegará à Tiradentes, onde se pode conhecer os principais pontos turísticos da cidade de Charrete durante o dia ou em passeio de jardineira a noite.

Bloco Palhaçada de Tiradentes.

Também pode-se apreciar o pôr do sol no morro em frente à Igreja de São Francisco de Paula tendo a melhor vista da cidade. Em ambas as cidades, o Carnaval é feito pensado nas famílias e no resgate cultural da festa. Em são João Del Rei, você encontra no carnaval um belo desfile de escolas de samba que acontecerá nos dias 25, 26 e 28 e blocos no dia 27. Já em Tiradentes você encontrará os blocos da cidade que desfilarão ao som de marchinhas e sambas.

 

 

Agora é só escolher o seu destino e aproveitar o Carnaval! No próximo domingo te conto por onde andei…

 

Agenciamento e Excursões facebook.com/roadtourbh

 

A Coluna “Por Onde Andei” é escrita neste espaço todo domingo! 

Deixe o seu comentário