Colunas Culturaliza Literaliza BH Literatura Livros Resenhas

Minha vida fora de série: Paula Pimenta, uma grata surpresa!

Paula Pimenta é, sem dúvida, a maior escritora do gênero infanto-juvenil na atualidade. Com mais de 1 milhão de livros vendidos, ela já teve suas obras publicadas em Portugal, Espanha, Itália e América Latina. Confesso que sempre tive um certo preconceito com obras infanto-juvenis, mas “paguei língua” porque gostei muito da escrita da Paula Pimenta, do meu preferido no gênero, Pedro Bandeira e Thalita Rebouças, que ainda vão aparecer por aqui.

 

“Minha vida fora de série – 1º temporada”, é o primeiro livro da série. Foi lançado em 2011 e conta a história de Priscila, 13 anos, que tem seu mundo abalado após a separação dos pais. Ela tem que mudar de estado, conviver com a ausência do pai, irmão e das melhores amigas e ainda conquistar o seu espaço na escola nova e no coração dos novos amigos. Priscila vive a expectativa do primeiro amor e as consequências de suas próprias decisões de uma forma divertida e leve. A história se passa em Belo Horizonte e por isso já mereceu meu 10.

 

Com poucos diálogos a leitura é permeada pelos pensamentos e questionamentos da protagonista. Os capítulos são curtos e com pequenas deixas que faz o leitor buscar pelo desfecho da história. Também gostei de ter acesso aos e-mails e as mensagens trocadas pela Pri, que dão o toque a mais na identificação e familiarização com os personagens, que aliás são adolescentes BRASILEIROS comuns, descobrindo o mundo e a realidade a sua volta. Os anseios vividos pela Priscila, Rodrigo, Natália, Léo, podem ser os mesmos dos seus primos, vizinhos, irmãos ou até mesmo os seus.

 

Apesar de ser um livro voltado para o público infanto-juvenil, é possível se identificar com as histórias da Priscila e em torno dela. A separação dos pais e a distância das melhores amigas. Quem nunca foi novato em uma escola? Quem não se apaixonou pela pessoa errada e teve que arcar com as consequências depois? Quem nunca tentou usar um copo para ouvir a conversa de alguém…

 

 

 

Motivos para ler “Minha vida fora de série – 1ª temporada”, da autora Paula Pimenta

  • A leitura é simples, atual e objetiva;
  • A escritora utiliza vários recursos que levam o leitor pra dentro da história;
  • É engraçado;
  • Os temas abordados são atuais;
  • Leitura para toda a família;

 

Já estou ansiosa para ler a segunda temporada! Se você já leu conta pra gente o que achou!

 

Esta coluna é publicada aqui, todas as segundas!

Envie seu e-mail para a colunista: [email protected]

Deixe o seu comentário

Elis Rouse
Sou Elis, não sou Regina; sou do interior e amo a capital; sou jornalista, mas não trabalho em jornal; amo ler, sonho escrever; dicas vou dar, dicas quero receber; experiências vamos trocar; literatura brasileira vamos amar!