Rua Tenente Brito Melo
1090 – Bairro Barro Preto
A Filarmônica de Minas Gerais, em consórcio com a Fundação Gulbenkian de Lisboa, a Osesp, a Filarmônica de Goiás e a Orquestra Petrobras Sinfônica, encomendou a Marlos Nobre o Concerto para violoncelo, que acontecerá nos dias 8 e 9 de agosto, às 20h30, na Sala Minas Gerais. O programa do concerto, dedicado à música brasileira, comemora também os 75 anos de Marisa Rezende, com a obra Vereda, e revisita Villa-Lobos, com Bachianas Brasileiras nº 8. A regência é do maestro Fabio Mechetti. Os compositores homenageados Marlos Nobre e Marisa Rezende estarão presentes às apresentações.
Em celebração aos 80 anos do compositor brasileiro Marlos Nobre, vencedor do Prêmio Tomás Luís de Victoria como o maior compositor da Iberoamérica na atualidade, pelo conjunto da obra, o Concerto para violoncelo foi encomendado num consórcio inédito entre Brasil e Portugal, que estreia obras de compositores dos dois países. Após estreia em São Paulo, o projeto circulará por todas essas orquestras com a apresentação do violoncelista Antonio Meneses, que apresenta – se regularmente com as mais importantes orquestras do mundo, como as filarmônicas de Berlim, Moscou, Israel, Nova York, entre outras.
Já Marisa Rezende, traz nas suas criações a presença traiçoeira de tradições diversas surpreende os ouvintes com um jogo de efeitos de timbre, texturas e construções dissonantes, que lhe dão um lugar muito particular na criação contemporânea brasileira.