Casa do Beco Promove Estréia da Remontagem do Espetáculo “Quando Eu Vim Para Um Belo Horizonte”

Quando:
junho 1, 2019@4:00 pm
2019-06-01T16:00:00-03:00
2019-06-01T16:15:00-03:00
Onde:
Parque Jornalista Eduardo Couri
Av. Artur Bernardes
3876 – Barragem Santa Lúcia
Custo
Grátis
Contato:
Mais Informações
(31)3297 1455

 

 

A Casa do Beco, com quase 24 anos de trajetória, localizada na Barragem Santa Lúcia promove a reestreia da remontagem da peça “Quando Eu Vim Para Um Belo Horizonte”, o espetáculo conta com a atuação de donas de casa e retrata a vida das participantes, moradoras do Morro do Papagaio/Aglomerado Santa Lúcia, Alto Vera Cruz e Conjunto Castanheiras. Será uma temporada com apresentações na Casa do  Beco e dentro da programação do Circuito Instituto Unimed-BH em vários espaços de BH, Betim e Contagem, tendo inicio no dia 30 de maio e se encerrando no dia 30 de junho, entradas gratuitas. Mas a grande estréia aberta ao público acontecerá em 01 de junho, no Parque Jornalista Eduardo Couri na Barragem Santa Lúcia, às 16 horas.

 

A primeira versão da montagem “Quando Eu Vim Para Um Belo Horizonte” contou com a atuação de 8 mulheres em 2014. E foi resultado de uma oficina de jogos teatrais com improvisações cênicas no ano de 2011, que tinha como dinâmica de trabalho os problemas cotidianos relatados pelas próprias mulheres. A remontagem conta com um elenco ampliado com 15 senhoras atrizes, todas elas têm a oportunidade de ter sua voz ouvida e sua atuação individual na peça. Além disso, o espetáculo está dividido em 4 momentos, sendo eles: a infância do brincar na roça; a infância do trabalhar na roça; o adolescer na roça (com o desejo de se casar e sair da vida de escravidão familiar) e a vinda para Belo Horizonte de uma mulher.

 

Sinopse do espetáculo 

Cinco personagens em cena são revezadas entre as 15 mulheres do Grupo Teatro Entre Elas: Cotinha, Gertrudes, Mariana, Amélia e Jussara.  A narrativa permeia a infância das brincadeiras e do trabalho. Já na adolescência, ainda com a pesada labuta braçal, elas constroem a fantasia de que ao se casar terão uma história mais feliz. Uma ruptura brechtiana faz as atrizes abandonarem seus personagens e narrarem suas experiências reais com o casamento. Por fim Cotinha, representando as milhares de mulheres que migraram para as capitais brasileiras, decide fugir do marido violento e, carregando seus filhos, se instala no Morro do Papagaio, na esperança de uma vida menos sofrida. Essa nova versão da peça estabelece uma interação maior com o público, trazendo-o para brincar de roda, dançar no baile de 15 anos e até participar do mutirão de construção de um barraco. O conflito entre o sonho e a realidade permeia o espetáculo a todo momento. E junto a coragem de abandonar a terra natal, pois “Pior do que está, não pode ficar”.

 

A Apresentação na Casa do Beco será no dia 07/06 (sábado), às 19:30.

 

CIRCUITO INSTITUTO UNIMED-BH

09 de junho, 16h – Praça Floriano Peixoto (Sta. Efigênia | BH)

16 de junho, 16h – Praça Milton Campos (Betim | MG)

30 de junho, 16h – Praça da Glória (Contagem | MG)

 

Deixe o seu comentário

SIGA O CANAL DO CULTURALIZA NO WHATSAPP

O Culturaliza BH está agora no WhatsApp.

O guia completo de Belo Horizonte com agenda de shows, eventos, exposições, teatro, gastronomia e notícias sobre a cidade.

Maristela Chaves
Fragmentos de uma capricorniana influenciada pela música pop, que ama aprender coisas novas, que canta para distrair a mente e com síndrome de escritora nas horas vagas.

Deixe um comentário