Santa Luzia recebe, neste fim de semana, de 13 a 15 de junho, a nova edição do Mercado da Mineiridade — evento que valoriza a identidade mineira com experiências sensoriais, gastronomia de raiz, música e práticas sustentáveis. Com entrada gratuita e curadoria refinada, o Mercado da Mineiridade volta à cidade de Santa Luzia para sua 4ª edição em três dias de programação imersiva: 13 de junho (sexta-feira), das 19h às 22h, 14 de junho (sábado), das 9h às 23h, e 15 de junho (domingo), das 9h às 19h. O festival é um dispositivo de ativação da economia criativa e propõe uma vivência autêntica da mineiridade: sabores, saberes, cultura alimentar e afetividade.
Realizado em espaços históricos e estratégicos, o evento movimenta a cena cultural e o turismo regional, reposicionando Santa Luzia no mapa das cidades criativas brasileiras. A proposta é clara: transformar o território em vitrine viva da cultura mineira contemporânea.

Com foco em práticas sustentáveis, valorização da produção local e vivências de pertencimento, o festival traz uma programação rica e cuidadosamente curada, que inclui:
– Feira de produtos da cozinha mineira com potencial de mercado: queijos, doces, cachaças, cafés, azeites, vinhos, cervejas artesanais, moda autoral e artesanatos;
– Gastronomia de raiz: venda de pratos típicos, drinks autorais e rótulos mineiros de cervejas artesanais;
– Programação artístico-cultural: apresentações musicais e performances cênicas com artistas da cena regional;
– Ativações de marca: espaços interativos e experiências exclusivas promovidas por marcas parceiras.
Além do circuito cultural e gastronômico, o festival se firma como um projeto acessível, inclusivo e comprometido com a sustentabilidade — promovendo impacto positivo e duradouro para a cidade e sua gente.
Idealizado pela plataforma criativa de projetos do ecossistema Clariô, em correalização com o Programa Casa Cult, e com realização da Associação Culture-se, o Mercado da Mineiridade estrutura-se em torno de cinco pilares: valorização cultural, inclusão social, consumo consciente, turismo de experiência e inovação.
A cada edição, o festival revitaliza espaços urbanos e fortalece o orgulho identitário dos territórios mineiros. Desde 2023, já passou por Belo Horizonte e Santa Luzia, reunindo milhares de pessoas e impulsionando o ecossistema da cultura e da economia criativa.
Mais informações:
Mercado da Mineiridade realiza 4ª edição em Santa Luzia com experiências de cultura, gastronomia e turismo criativo
Quando: 13 a 15 de junho
Onde: Rua Direita – Santa Luzia (MG)
Hora:
– 13 de junho (sexta-feira): 19h às 22h.
– 14 de junho (sábado): 9h às 23h.
-15 de junho (domingo): 9h às 19h