A partir desta sexta-feira, dia 13 de junho, a Cia. Circunstância celebra 20 anos de trajetória com a estreia do espetáculo “Piratas do Curral”. Em cena, uma dupla de piratas (ou seria de palhaços?), que não possui embarcação, nem mar para navegar, está em busca da utópica República Pirata – um lugar de liberdade de ser. Com direção e dramaturgia de Marina Viana e assessorias artísticas de Ricardo Puccetti (fundador do Lume Teatro / São Paulo) e Ricardo Nolasco (fundador da Selvática Ações Artísticas / Curitiba), a peça propõe ao público um cabaré para todos os públicos, que mistura palhaçaria, malabarismo e acrobacias – além de dança, música, poesia e teatro.
A peça abre circulação de estreia por Belo Horizonte, no Centro Cultural Venda Nova, dia 13.06, sexta-feira, às 13h30; depois segue para a Praça México, no dia 15.06, domingo, 16h; para o Centro Cultural Santa Rita, dia 21.06, sábado, às 16h; e para o Parque Municipal Praça dos Patins, dia 22.06, domingo, a sessão começa às 15h e tem acessibilidade em Libras. O acesso é gratuito. +Info.: @ciacircunstancia.
“Na sociedade do “ter” não se vive mais sem um smartphone. Se você não está na rede social, não é visto, e quem não é visto, não é lembrado. A não ser que você frequente a verdadeira rede social do mundo do “ser”: a pracinha, o parque, o teatro, o circo, o forró, o cinema ou uma grande aventura num navio de piratas. Nadar na contramão dessa maré, é o que nos move. Conectar pelo olhar, compartilhar momentos no tempo e no espaço, navegar por um mar de montanhas ou simplesmente amarrar uma ‘rede’ na praça e assistir ao ‘feed infinito’ da paisagem viva”, comenta o ator e fundador da Cia. Circunstância, Diogo Dias.
Para mergulhar no tema, a companhia optou por misturar linguagens experimentadas em diferentes momentos de sua trajetória. “Juntar cabaré para infâncias, palhaçaria, capoeira e pirataria, num mesmo caldeirão, vem da maturidade artística da Circunstância, que no alto de seus 20 anos, segue inquieta – não sob uma ótica simplória de evolução ou qualquer coisa nesse sentido, mas da necessidade de navegar por diferentes mares experimentando toda a bagagem artística acumulada”, comenta a atriz e integrante Dagmar Bedê. Para mergulhar no universo do Cabaré, o grupo convida a atriz, dramaturga e diretora, Marina Viana – principal referência de pesquisa e atuação no gênero, em Belo Horizonte.
Em “Piratas do Curral” a trilha é executada ao vivo pelo músico e capoeirista Túlio Nobre. Em cena, inspirado na figura do Almirante Negro João Cândido, líder da Revolta das Chibatas, Nobre comanda a musicalidade do espetáculo baseando trilhas e efeitos, na sonoridade afro-brasileira e carnavalesca. Um espetáculo voltado para a infância e para o público familiar em todas as suas configurações e camadas. A linguagem de cabaré traz formas específicas de estruturação de argumento e performance, e com a palhaçaria, soma-se a esta construção artística o humor, a graça e a comédia.
Mais informações:
Circulação de estreia do espetáculo “Piratas do Curral” da Cia Circunstância
13/06, sexta-feira, às 13h30 – Centro Cultural Venda Nova
15/06, domingo, às 16h – Praça do México
21/06, sábado, às 16h- Centro Cultural Santa Rita
22/06, domingo, às 15h – Parque Municipal – Praça dos Patins (com acessibilidade em Libras)
Acesso gratuito | Classificação Livre | Duração: 50 minutos
+Informações: @ciacircunstancia