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Carne suína se destaca como opção saborosa e acessível para o fim de ano

Foto: Adriano Pacheco, diretor comercial da Saudali. Crédito: divulgação.

 

Com opções variadas e fáceis de preparar, produtos suínos são uma aposta certeira para as festas, seja no preparo clássico ou em novas receitas

 

O fim de ano é um período marcado por celebrações, confraternizações e mesas fartas, e, nesse cenário, a carne suína ganha protagonismo entre as famílias brasileiras. O já tradicional aumento na demanda durante as festas impulsiona ainda mais o setor, que neste ano manteve um importante fluxo de crescimento e deve fechar o ano com números significativos.

Segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), a produção brasileira de carne suína em 2024 foi estimada em 5,35 milhões de toneladas, alta anual de até 3,8%, e em 2025, em até 5,45 milhões de toneladas, avanço de até 2%, reforçando a importância desse alimento tão versátil e nutritivo. Na mesa das ceias, seja no clássico pernil assado, no lombo recheado ou em receitas modernas como costelinhas caramelizadas e aperitivos com bacon, essa proteína surpreende pelo sabor e pela versatilidade.

Dados da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) mostram que a Semana Nacional do Consumo de Suíno (SNCS), realizada em 2024, teve resultados expressivos: o volume de carne suína comercializada cresceu 37% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Em escala nacional, o estado de Minas Gerais se destaca como o maior consumidor de carne suína per capita do Brasil, com uma média de 27,1 kg por habitante ao ano. Essa preferência reforça a tradição da carne suína no cardápio dos mineiros, especialmente nas celebrações natalinas e de Réveillon, onde cortes como lombo, pernil, costelinha e a tradicional leitoa assada são presença garantida à mesa.

Marca nascida em Minas Gerais, no Vale do Piranga – polo mineiro de incentivo à suinocultura, a Saudali produz uma linha específica para as festividades de final de ano, a sazonal ‘Saudali Festa’. Composta por produtos tradicionais, como Tender, Pernil e Lombo, a linha é especialmente temperada e tem foco na praticidade do preparo, eliminando tempo na cozinha para que seja ‘celebrado com a família’, conforme sinaliza a Supervisora de Marketing, Esmeralda Canazart.

De acordo Esmeralda, essa praticidade inspirou a campanha Celebre a Magia dos Sabores, que reforça a tradição, a qualidade e a praticidade no preparo dos itens que serão servidos como prato principal das ceias de Natal e Ano Novo, fortalecendo o vínculo da Saudali com seus consumidores. “O fim de ano é um período especial e queremos mostrar como a linha Saudali Festa pode compor a ceia de forma prática e saborosa, evitando que as pessoas fiquem sobrecarregadas com preparos e tenham tempo extra à mesa, na companhia dos familiares e amigos. Além disso, temos produtos para as mais diversas ocasiões, desde petiscos para as confraternizações até cortes temperados para churrasco, que é uma ocasião de consumo que os brasileiros adoram e não abrem mão”, reforça a supervisora.

Opções como bacon também são uma boa pedida para complementar farofas e outros acompanhamentos. O aperitivo é um dos destaques da produção da Saudali, que em 2023 fortaleceu sua presença de mercado, produzindo 5,4 mil toneladas de bacon — o que representa 6% da produção nacional, como aponta o diretor comercial da Saudali, Adriano Pacheco. “Ao chegar ao supermercado, o consumidor encontra diversas opções que podem se encaixar em receitas tradicionais do período, como a farofa, antepastos e terrines. São vários tipos de bacon, categorizados em duas linhas: a linha Saudali, voltada para o pequeno consumidor, e a linha Food Service, com embalagens de maior volume, para quem atua no comércio em grande escala”, explica o diretor comercial.

Pacheco também reflete sobre como os alimentos Saudali simbolizam a união das pessoas no entorno da mesa. “É o período em que as refeições unem as famílias. Seja no preparo ou no consumo, esses são momentos que demonstram verdadeiramente o espírito de comunhão. Nosso objetivo é fazer com que as pessoas dividam a mesa e celebrem a fartura sem complicações”, finaliza.

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Felipe de Jesus - Siga: @felipe_jesusjornalista
Editor & Administrador do CulturalizaBH - Portal UAI [ Apoio no setor Administrativo e Financeiro ] - Jornalista - Redator & Colunista: Crítica Musical. Filiado: FENAJ & FIJ | AIN | SINAJ | Abramídia | UBI _________________________________________________________________________ ■ Publicidade & Divulgação de Notícias MKT - Diretor [ Grupo Conteúdo (GC) ] _________________________________________________________________________ ■ Advocacia: Gestor - Elpídio & Jesus Advogados ________________________________________________________________________ ■ Graduado: Apaixonado pela área acadêmica, Felipe de Jesus é formado em Jornalismo pela (Faculdade - FESBH), Publicidade & Propaganda (Instituto Politécnico de São Paulo), Teólogo (Faculdade ESABI/BH-MG), Sociologia (Faculdade Polis das Artes/SP), Economia (Universidade USIP), Advogado (FACSAL/MG) , Ms. em Comunicação Social: Jornalismo e C.Informação (Univ. UEMC) e atualmente cursa Engenharia de Telecom. & TV (F.Matric/EAD)