FOTO: DIVULGAÇÃO.
Especialistas apontam para a continuação de algumas tendências, mas a autenticidade ao oferecer experiências para o usuário será o grande diferencial
O universo do marketing está sempre em constante inovação, e, com a virada para 2025, o setor já se prepara para um novo salto, sempre com foco em atrair cada vez mais público. De acordo com o relatório Marketing Trends, publicado pela agência de pesquisa Kantar, o próximo ano será marcado pela integração de valores autênticos às estratégias de marcas e conteúdos. É o que avalia também Camila Nogueira, CEO da agência de marketing Uaauge: “Aspectos como experiência, engajamento e surpresa serão indispensáveis para conquistar os consumidores, que estão mais exigentes e conectados do que nunca”, aponta.
Para ajudar marcas e personas de destaque online, Camila Nogueira listou algumas das principais tendências do próximo ano que guiarão a criação de conteúdo com propósito comercial e de influência. Confira a seguir:
Segurança e Inteligência Artificial
O avanço da IA trouxe novos recursos, mas também elevou a preocupação com a segurança dos consumidores. Transparência será essencial para conquistar a confiança do público. Campanhas que humanizem a tecnologia terão maior aceitação. “Ninguém quer sentir que está se relacionando com um robô ou ter a sensação de que está sendo ‘enganado’. Ficar com aquela dúvida: é IA ou não? Meus dados serão usados por essa marca para alimentar essas ferramentas? Tudo isso precisa estar claro”, avalia a CEO.
Sustentabilidade em foco
Com a crise climática em evidência, práticas sustentáveis deixarão de ser apenas um diferencial e se tornarão obrigatórias. Marcas que incorporarem compromissos reais com a sustentabilidade, especialmente voltados à geração Z, sairão na frente. Segundo o relatório Kantar BrandZ Global, o marketing relacionado à sustentabilidade agregou mais de R$ 1,1 trilhão ao valor das 100 maiores marcas do mundo.
Tecnologia que aproxima
Canais como o WhatsApp continuarão sendo relevantes, mas 2025 promete ir além com gamificação em apps, modelos 3D interativos e mascotes animados. Essas inovações transformarão a relação cliente-marca em uma experiência única e envolvente.
Lives de vendas mais interativas
O formato de transmissão ao vivo seguirá em alta, mas com um novo foco: entreter enquanto vende. As chamadas lives shop devem oferecer boas ofertas aliadas a momentos de conexão e diversão — o que será a chave para engajar ainda mais.
O reinado dos vídeos curtos
TikTok e Reels continuarão dominando o cenário digital. Vídeos curtos e impactantes, pensados para comunidades específicas e atrelados a criadores de conteúdo engajados, garantirão o sucesso das campanhas.
Integração online e offline
Experiências multicanais serão obrigatórias. Marcas que unirem o físico e o digital de forma integrada e criativa oferecerão uma jornada fluida e marcante para o cliente.
Estilo visual ousado e criativo
Cores neon, tipografias ousadas e colagens criativas serão as tendências visuais do ano. Um design chamativo será essencial para captar a atenção do público em um mercado cada vez mais competitivo.
Engajamento e autenticidade
Surpreender o cliente será o ponto alto. O conteúdo gerado por usuários (UGC) e as interações espontâneas em plataformas como TikTok não apenas criarão engajamento, mas também reforçarão a autenticidade e a conexão com o público.
Ao que tudo indica, em 2025 o desafio das marcas será ir além das tendências: o objetivo será construir conexões únicas e memoráveis com cada cliente. Experiências personalizadas, criatividade no atendimento e espaços interativos prometem ser os grandes trunfos para encantar e fidelizar. A especialista reforça: “O consumidor não quer apenas consumir. Ele quer se emocionar, criar laços e, principalmente, sentir que faz parte de algo maior do que ser só um cliente comprando”, finaliza.