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Ano Novo e influência nas redes sociais: quais as tendências do marketing em 2025?

FOTO: DIVULGAÇÃO.

Especialistas apontam para a continuação de algumas tendências, mas a autenticidade ao oferecer experiências para o usuário será o grande diferencial

O universo do marketing está sempre em constante inovação, e, com a virada para 2025, o setor já se prepara para um novo salto, sempre com foco em atrair cada vez mais público. De acordo com o relatório Marketing Trends, publicado pela agência de pesquisa Kantar, o próximo ano será marcado pela integração de valores autênticos às estratégias de marcas e conteúdos. É o que avalia também Camila Nogueira, CEO da agência de marketing Uaauge: “Aspectos como experiência, engajamento e surpresa serão indispensáveis para conquistar os consumidores, que estão mais exigentes e conectados do que nunca”, aponta.

Para ajudar marcas e personas de destaque online, Camila Nogueira listou algumas das principais tendências do próximo ano que guiarão a criação de conteúdo com propósito comercial e de influência. Confira a seguir:

Segurança e Inteligência Artificial
O avanço da IA trouxe novos recursos, mas também elevou a preocupação com a segurança dos consumidores. Transparência será essencial para conquistar a confiança do público. Campanhas que humanizem a tecnologia terão maior aceitação. “Ninguém quer sentir que está se relacionando com um robô ou ter a sensação de que está sendo ‘enganado’. Ficar com aquela dúvida: é IA ou não? Meus dados serão usados por essa marca para alimentar essas ferramentas? Tudo isso precisa estar claro”, avalia a CEO.

Sustentabilidade em foco
Com a crise climática em evidência, práticas sustentáveis deixarão de ser apenas um diferencial e se tornarão obrigatórias. Marcas que incorporarem compromissos reais com a sustentabilidade, especialmente voltados à geração Z, sairão na frente. Segundo o relatório Kantar BrandZ Global, o marketing relacionado à sustentabilidade agregou mais de R$ 1,1 trilhão ao valor das 100 maiores marcas do mundo.

Tecnologia que aproxima
Canais como o WhatsApp continuarão sendo relevantes, mas 2025 promete ir além com gamificação em apps, modelos 3D interativos e mascotes animados. Essas inovações transformarão a relação cliente-marca em uma experiência única e envolvente.

Lives de vendas mais interativas
O formato de transmissão ao vivo seguirá em alta, mas com um novo foco: entreter enquanto vende. As chamadas lives shop devem oferecer boas ofertas aliadas a momentos de conexão e diversão — o que será a chave para engajar ainda mais.

O reinado dos vídeos curtos
TikTok e Reels continuarão dominando o cenário digital. Vídeos curtos e impactantes, pensados para comunidades específicas e atrelados a criadores de conteúdo engajados, garantirão o sucesso das campanhas.

Integração online e offline
Experiências multicanais serão obrigatórias. Marcas que unirem o físico e o digital de forma integrada e criativa oferecerão uma jornada fluida e marcante para o cliente.

Estilo visual ousado e criativo
Cores neon, tipografias ousadas e colagens criativas serão as tendências visuais do ano. Um design chamativo será essencial para captar a atenção do público em um mercado cada vez mais competitivo.

Engajamento e autenticidade
Surpreender o cliente será o ponto alto. O conteúdo gerado por usuários (UGC) e as interações espontâneas em plataformas como TikTok não apenas criarão engajamento, mas também reforçarão a autenticidade e a conexão com o público.

Ao que tudo indica, em 2025 o desafio das marcas será ir além das tendências: o objetivo será construir conexões únicas e memoráveis com cada cliente. Experiências personalizadas, criatividade no atendimento e espaços interativos prometem ser os grandes trunfos para encantar e fidelizar. A especialista reforça: “O consumidor não quer apenas consumir. Ele quer se emocionar, criar laços e, principalmente, sentir que faz parte de algo maior do que ser só um cliente comprando”, finaliza.

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Felipe de Jesus - Siga: @felipe_jesusjornalista
Admirador da área acadêmica, Felipe de Jesus é Jornalista pela Faculdade Estácio de Sá/MG - Ano: 2007 | Pós-graduado (Lato Sensu) em Relações Públicas - RP & Assessoria de Imprensa pela Faculdade Educa Mundo - Ano: 2023 - e Mestre em Comunicação Social: Jornalismo e Ciências da Informação & RP pela UEMC - Ano: 2015. Advogado formado pela UNIESP S.A./MG - Ano: 2019 (Exame da Ordem Unificado) - com Pós-Graduação em Direito Empresarial - Direito Público e Licitatório pela Faculdade Focus/PR - Ano: 2022. Tem quatro cursos de "Extensão Universitária": Prevenção e Solução Extrajudicial de Litígios Familiares, Desjudicialização e o Futuro da Advocacia, Responsabilidade Civil- Dano temporal e o curso Conceitos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) pela Escola Superior de Advocacia Nacional do Conselho Federal da Ordem dos Advogados (ESA/CFOAB) - Ano: 2024. É Perito e Assistente Judicial Trabalhista - Contábil/Imobiliário pela Faculdade Beta Perícias/Pós-Graduação Jurídica - Ano: 2021. Economista formado pela UNP/SP - Ano: 2019 | Teólogo formado pela ESABI/MG - Ano: 2015 | Sociólogo formado pela Faculdade Polis das Artes - FPA/SP - Ano: 2016| Técnico em Publicidade formado pelo IPED/SP - Ano: 2019. Atualmente cursa o Bacharelado em Farmácia (Ciências Farmacêuticas) pela Federal Educacional LTDA - UniFECAF - Centro Universitário e faz o Doutorado (PhD) em Direito Empresarial & Trabalhista pela UNIB/INPI. É Consultor Educacional e Tutor Acadêmico da "Universidade e Grupo Educacional Cruzeiro do Sul" (Cursos de Graduação/Pós-Graduação - Técnico e Qualificação), na modalidade presencial e EAD. Tem duas obras literárias: - "Sociedade Conectada (2020)" - (ramo da Sociologia)- "10 Passos Para Alcançar a Estabilidade Financeira (2024)" - (ramo da economia).