Em 2024, ano em que se celebra o sesquicentenário da imigração italiana no Brasil, o Festival de História (fHist) apresenta a edição especial “Conexões Ítalo-Brasileiras”, em Belo Horizonte, cidade fundada em fins do século XIX com a presença massiva do trabalho italiano. Para tanto, entre os dias 28 e 30 de novembro, o Palácio das Artes será palco de uma gama de atividades literárias, historiográficas e culturais, incluindo palestras, apresentações artísticas e oficinas. Os eventos são gratuitos e com classificação livre para todos os públicos.
Neste ano, o festival investiga como a imigração italiana em terras mineiras foi muito além do trabalho nas lavouras de café e nos canteiros de obras para erguer Belo Horizonte, capital inaugurada ainda em construção, em 1894, com ajuda de milhares de italianos. Terceiro estado do país a receber o maior número de italianos na virada dos séculos XIX para o XX, a presença desses imigrantes imprimiu tendências vivas na vida dos mineiros, da arquitetura à culinária; das artes ao esporte.
“A valorização da memória coletiva nos conecta com nossas raízes e nos permite transmitir esses legados às futuras gerações. Ao fazer isso, conseguimos manter viva a essência da nossa comunidade, promovendo a solidariedade e a união que nos caracterizam”, avalia a Cônsul Geral da Itália em Belo Horizonte, Nicoletta Gomiero. Neste contexto, o fHist inaugura uma área intitulada “Tenda de Memórias”, espaço imersivo onde serão expostos materiais cedidos pelas associações italianas em Minas Gerais e por parceiros institucionais, e também serão gravados depoimentos de descendentes de italianos.
“Assim como os brasileiros, os italianos valorizam e enaltecem fortemente sua cultura, sua gastronomia e suas tradições populares. Portanto, ao compilar essa diversidade de atividades, tão apreciadas e caras, tanto pela Itália quanto pelo Brasil, o fHist deste ano contribui para fortalecer os laços entre os dois povos”, avalia Valentino Rizzioli, presidente da Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais.
A programação completa do Festival de História (fHist) — Conexões Ítalo-Brasileiras está disponível nas redes sociais do festival, neste link.
Serviço | Festival de História (fHist) — Conexões Ítalo-Brasileiras
Quando. 28/11 (quinta-feira) a 30/11 (sábado)
Onde. Palácio das Artes (Avenida Afonso Pena, 1.537, Centro, Belo Horizonte)
Quanto. A entrada e as atividades são gratuitas