Culturaliza Diversão Em casa Gratuito ou a baixo custo Literatura

Encontros com o Patrimônio virtual “Literatura Viva: transformação das narrativas escritas e visuais” na Casa Fiat de Cultura

A literatura é um campo de saber vivo que se transforma ao longo do tempo. Nesse processo, os paradigmas da produção literária são revistos e desconstruídos, dando lugar a novos modelos. No Brasil, o Dia do Livro é celebrado em 29 de outubro, em homenagem à primeira biblioteca fundada no país. Para marcar a data e traduzir as mudanças na produção literária brasileira, a Casa Fiat de Cultura realiza no próximo dia 24 de outubro, o Encontros com o Patrimônio virtual “Literatura Viva: transformação das narrativas escritas e visuais”.

 

A convidada desta edição é a escritora e ilustradora mineira Mariângela Haddad. Ela vai comparar as narrativas escritas do século 19 e as histórias visuais de obras contemporâneas. No bate-papo, serão abordadas as mudanças de concepção dos livros brasileiros durante a história. No século 19, as narrativas eram conectadas à palavra escrita, enquanto, na contemporaneidade, a utilização de diversos recursos visuais tornou-se habitual. A historiadora e coordenadora do Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura, Clarita Gonzaga, vai abordar esse caráter vivo e mutável, que discute desde questões amplas da vida coletiva — política, críticas sociais, folclore, povos e lugares, até questões mais intimistas. “A literatura é um lugar de construção de memórias, referências e reflexões sobre modos de se viver”, analisa.

 

Encontros-com-o-Patrimônio_Literatura-Viva_Mariângela-Haddad_Crédito_Mariângela-Haddad-1-scaled.jpg
Encontros-com-o-Patrimônio_Literatura-Viva_Mariângela-Haddad_Crédito_Mariângela-Haddad-1-scaled.jpg

 

 

Para demonstrar as diferenças, a Clarita Gonzaga vai destacar a vida e a obra de Maria Firmina dos Reis, uma referência da literatura romântica brasileira, que tratava da construção de identidades culturais e temas da época, como o abolicionismo; também serão abordados aspectos estilísticos, como uma certa idealização das figuras centrais e a narrativa atrelada à palavra escrita. Duas obras terão destaque na fala de Mariângela Haddad: “Minha vó sem meu vô” (Editora Miguilim, 2015), que aborda situações de luto, tristeza e saudade; e “Atrás do Tapume” (Editora do Brasil, 2020), que nasceu a partir da pesquisa fotográfica que realizou para o desenvolvimento da exposição “Por trás do tapume”, que ficou em cartaz na Casa Fiat de Cultura em 2018. O livro apresenta reflexões sobre o tempo, a história e os lares das pessoas, e deve ser lido e relido para garantir uma verdadeira experiência para o leitor. “Não entrego temas fáceis ou ‘da moda’. Trago brincadeiras em forma de literatura”, sintetiza a escritora e ilustradora.

 

O evento é online e gratuito, com retirada de ingressos pela Sympla (https://bit.ly/LiteraturaViva).

 

 

Mais informações:

Encontros com Patrimônio online – mês de outubro
“Literatura Viva: transformação das narrativas escritas e visuais”

24 de outubro, das 11h às 12h30 – Bate-papo virtual

Evento gratuito, com inscrição pela Sympla: https://bit.ly/LiteraturaViva

Casa Fiat de Cultura

Circuito Liberdade

Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.