Belo Horizonte Culturaliza Diversão Exposições Gratuito ou a baixo custo

BH recebe exposição inédita ” Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak”

A partir  da próxima quarta- feira, dia 02 de outubro, o Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte – CCBB BH recebe a exposição inédita “Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak”, que apresenta fotografias do premiado fotógrafo japonês Hiromi Nagakura, realizadas em viagens com Krenak, principalmente pelo território amazônico, entre 1993 e 1998, além de objetos dos povos visitados e recursos de mediação e acessibilidade, como audiodescrições, objetos para manipulação do público, pranchas tácteis e video libras. A mostra é idealizada pelo Instituto Tomie Ohtake, de São Paulo.

 

A curadoria é do próprio líder indígena, em um trabalho conjunto com Angela Pappiani, Eliza Otsuka e Priscyla Gomes. Segundo Ailton Krenak, a mostra traz algumas das belas imagens das viagens às aldeias e comunidades na Amazônia brasileira. “Momentos de intimidade e contentamento entre amigos inspiraram esta mostra fotográfica mediada por encontros com algumas das pessoas queridas que nos receberam em suas cozinhas e canoas, suas praias de rios e nas aldeias Ashaninka, Xavante, Krikati, Gavião, Yawanawá, Huni Kuin, assim como nas comunidades ribeirinhas no Rio Juruá e região do lavrado em Roraima”, destaca o curador. As viagens passaram pelos estados do Acre, Roraima, Mato Grosso, Maranhão, São Paulo e Amazonas. Alguns dos indígenas que foram visitados pelas lentes do fotógrafo na companhia de Ailton Krenak estarão presentes na abertura da exposição.

 

 

小_Hiromi Nagakura_6

 

 

A aproximação entre Krenak e Nagakura começou numa conversa, sentados em esteiras, na sede da Aliança dos Povos da Floresta, no bairro do Butantã, em São Paulo, onde se conheceram, quando Eliza Otsuka apresentou o plano de viagens de Nagakura. “Ela [Eliza] resumiu com estas palavras o conceito todo do projeto para alguns anos dali para frente: ele vai ser a sua sombra por onde você for, quando estiver dormindo e quando estiver acordado”, recorda-se Ailton Krenak. Esta história toda está reunida em um dos livros escrito em nihongo, publicado pela editora Tokuma (Tóquio, 1998), intitulado “Assim como os rios, assim como pássaros: uma viagem com o filósofo da floresta, Ailton Krenak”.

 

As viagens entre eles já foram registradas no Japão anteriormente, em livros, exposições e documentários para a NHK. O livro “Seres Humanos – Amazônia”, lançado em 1998 em Tóquio, teve enorme repercussão e foi seguido de duas exposições e de exibições em programas na TV, com muita mídia voluntária, um espaço raro para o reconhecimento do Brasil, da Amazônia e dos povos indígenas.

 

 

小_Hiromi Nagakura_4

 

 

“Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak” é uma exposição que foi pensada para todos os públicos. Por isso, oferece audiodescrição das fotos e objetos em português e inglês durante toda a mostra. Disponibiliza também tablets para visitas guiadas em Libras, tornando tudo acessível e inclusivo.

 

Programação: 

02/10

19h: Palestra Celebração do Encontro: Nagakura e Ailton

Hiromi Nagakura e Ailton Krenak relembram as viagens, 30 anos depois. Com a presença das lideranças indígenas Huni Kuin e Krikati.

 

03/10

15h: Oficina: A tecelagem do povo Huni Kuin – do mito à arte.

Nietta, Tximá e Maria de Fátima trazem o mito da criação da tecelagem Huni Kuin pela Aranha, demonstrando o cuidado com o algodão desde a retirada da semente até o preparo do fio, revelando os segredos do tingimento e da montagem do tear de cintura e os desenhos chamados de Kenê.

19h: Mesa de conversa: Nagakura e Ailton reencontram as mulheres da floresta e do cerrado

Hiromi Nagakura, Ailton Kreank e as lideranças se encontram para falar das primeiras viagens do fotógrafo às suas aldeias, a amizade que perdura, as mudanças na paisagem e as conquistas e retrocessos na política para os povos indígenas.

 

04/10

09h30h: Encontro com professores
Encontro das mulheres Krikati e Ailton Krenak com educadores, sobre o tema “A educação indígena nas aldeias Krikati”.

15h: Oficina: pintura corporal com mulheres Huni Kuin e Krikati

As tintas no corpo que canta e dança. A diversidade de formas que o urucum e o jenipapo podem assumir nos corpos indígenas, respeitando a tradição de cada povo, os mitos de origem, o legado dos ancestrais. A oficina conversa sobre o ato de pintar o corpo, preparar a tinta e celebrar nas cerimônias. As mulheres indígenas vão pintar os participantes.

 

Mais informações:

Exposição: Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak
Idealizada pelo Instituto Tomie Ohtake, de São Paulo
Quando: 02 de outubro de 2024 a 30 de novembro de 2024
Onde: Galerias do Térreo do Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte – CCBB BH
Praça da Liberdade, 450 – Funcionários, Belo Horizonte – MG
Telefone: (31) 3431-9400 – E-mail: [email protected]
Funcionamento: de quarta a segunda, das 10h às 22h
Quanto: Ingressos gratuitos: disponíveis na bilheteria física ou pelo site ccbb.com.br/bh

Deixe o seu comentário

SIGA O CANAL DO CULTURALIZA NO WHATSAPP

O Culturaliza BH está agora no WhatsApp.

O guia completo de Belo Horizonte com agenda de shows, eventos, exposições, teatro, gastronomia e notícias sobre a cidade.

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.