Stock Car em BH: operação especial de trânsito na Pampulha; veja mudanças - Foto: Divulgação
Belo Horizonte

Stock Car em BH: operação especial de trânsito na Pampulha; veja mudanças

As alterações no trânsito e as medidas de segurança da população para Stock Car, em Belo Horizonte, entre os dia 15 e 18 de agosto, foram apresentadas nestas sexta-feira (9).  As mudanças começaram a ser implementadas a partir desta terça-feira (13).

Alterações de trânsito e transporte

Serão realizadas interdições nas vias do entorno do Mineirão a partir das 9h de terça-feira (13), para a fase final da montagem das estruturas para o evento. O trânsito volta a ser liberado após o término do evento, previsto para as 22h de domingo (18). Para auxiliar os deslocamentos da população, todas as interdições e mudanças de circulação estarão disponíveis nos aplicativos de tráfego Waze e Google Maps.

Confira as vias interditadas ao trânsito

  • Avenida Presidente Carlos Luz, entre a Rua Conceição do Mato Dentro e a Avenida Cel. Oscar Paschoal, em ambos os sentidos;
  • Avenida Rei Pelé, em toda a extensão, entre as avenidas Cel. Dias Bicalho e Antônio Abrahão Caram;
  • Avenida Cel. Oscar Paschoal, entre as avenidas Presidente Carlos Luz e Otacílio Negrão de Lima;
  • Avenida Antônio Abrahão Caram, entre a Avenida Cel. Dias Bicalho e a Alameda das Princesas;
  • Alameda das Palmeiras, entre a Avenida Antônio Abrahão Caram e a Alameda dos Jacarandás;
  • Avenida Chafir Ferreira, entre a Avenida Otacílio Negrão de Lima e Alameda das Palmeiras;
  • Avenida Cel. José Dias Bicalho, entre as alamedas das Palmeiras e das Princesas.

Melhorias na circulação

Para garantir a segurança e fluidez no trânsito, algumas vias nos bairros São José e São Luiz, na região do Mineirão, terão os sentidos de circulação alterados, facilitando assim o acesso e a saída dos moradores e dos participantes do evento. Algumas linhas de ônibus terão os itinerários modificados devido às intervenções no trânsito. Também será implantado um semáforo operacional, com o objetivo de garantir a segurança no cruzamento da Avenida Otacílio Negrão de Lima com a Alameda dos Flamboyants.

Faixas serão afixadas para informar os motoristas, pedestres e usuários do transporte coletivo sobre as alterações. Agentes da Unidade Integrada de Trânsito (BHTrans, Guarda Municipal e Polícia Militar) irão operar o trânsito no local. Serão cerca de 120 agentes no local do evento e no Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH).

Locomoção para o evento

A entrada do público no evento será realizada pela Alameda das Palmeiras, ao lado do Mineirinho. Com diversas vias interditadas ao trânsito, haverá restrições de estacionamento na região, por isso é recomendado usar o transporte coletivo, táxi, aplicativos ou serviços de transporte fretado. Veja as opções:

Transporte Coletivo

Linha Especial 5050

A linha especial 5050 terá embarques no sábado (17) e no domingo (18) na Savassi e na Área Central, retornando às duas regiões após o fim do evento.

Ida para o Evento

Os ônibus vão sair da Avenida Cristóvão Colombo, 519, a partir das 7h, a cada 15 minutos. Na Área Central, a linha 5050 terá paradas na Avenida Paraná, 161, em uma área externa em frente à Estação Carijós; e na Avenida Santos Dumont, 481, em uma área externa em frente à Estação Rio de Janeiro. O ponto de desembarque será na Avenida Antônio Abrahão Caram, próximo à portaria da UFMG.

Retorno

Será criado um ponto de embarque na calçada da Avenida Antônio Abrahão Caram, após a entrada da UFMG, para agilizar o embarque dos usuários na saída do evento. No local será implantada uma área de pagamento antecipado, com o Cartão BHBUS ou QR Code no aplicativo BHBus+. Não será aceito pagamento em dinheiro.

Centro e Savassi – Os ônibus irão retornar aos pontos de partida do Centro e da Savassi a partir das 16h, no sábado (17) e 14h no domingo (18), com partidas a cada 15 minutos ou conforme a demanda, com a última viagem programada para às 21h.

Estação Barreiro – Os ônibus irão levar os participantes até a estação utilizando o Anel Rodoviário a partir das 16h no sábado (17) e 14h no domingo (18), com partidas a cada 30 minutos ou conforme a demanda, com a última viagem programada para às 21h.

Estação Vilarinho e Venda Nova – Os ônibus irão levar os participantes até às estações a partir das 16h no sábado (17) e 14h no domingo (18), com partidas a cada 30 minutos ou conforme a demanda, com a última viagem programada para às 21h.

Táxi

– O ponto de táxi será implantado na Avenida Antônio Abrahão Caram, entre a Alameda das Princesas e a Rua Rebelo Horta (em direção à Avenida Antônio Carlos);

Aplicativos

– O local para o embarque e desembarque em veículos de aplicativos será na Avenida Antônio Abrahão Caram, entre as alamedas dos Coqueiros e das Princesas;

Ônibus e Van Fretados

Será criada uma área reservada de ônibus e vans fretadas na Avenida Antônio Abrahão Caram, próximo à portaria da UFMG, entre Alameda dos Coqueiros e Av. Pres. Antônio Carlos.

Pessoas com Deficiência (Pcd)

Serão duas áreas de estacionamento para acesso dos veículos com pessoas que tenham a credencial.

– Avenida Antônio Abrahão Caram, entre a Alameda das Princesas e Rua Rebelo Horta;

– Av. Pres. Carlos Luz, entre a Rua Conceição do Mato Dentro e a Avenida Alfredo Camarate.

Também será criado um serviço gratuito com vans para acesso das pessoas com deficiência, idosos e com mobilidade reduzida, entre 8h e 22h. As vans partem das áreas de estacionamento da Avenida Pres. Carlos Luz com Rua Conceição do Mato Dentro, e da Avenida Chafir Ferreira com Alameda Das Palmeiras.

Estacionamento no Mineirinho

O Estacionamento do Mineirinho será permitido apenas para veículos que fizeram a compra antecipada. A entrada dos veículos será pelo portão 1 e a saída pelo portão 2, ambas na Avenida Chaffir Ferreira.

Veículos para Lanche – Jornada Produtiva

Nas áreas destinadas aos veículos para lanche, os veículos poderão permanecer apenas durante o exercício da atividade comercial, devendo ser retirados após o encerramento do evento naquele dia. Confira os locais:

– Avenida Cel. José Dias Bicalho, entre a Alameda das Princesas e Alameda das Palmeiras (em ambos os lados da via);

– Alameda das Palmeiras, entre a Alameda dos Jacarandás e a Avenida Chafir Ferreira.

Conexão BH Stock Festival

Será disponibilizado um serviço particular de ônibus com traslado direto até o Mineirinho. Acessar https://conexaobhstockfestival.com.br/

Estações de Integração

Diversas linhas de ônibus que partem das estações de integração terão acréscimo de viagens para atender os participantes do evento, na ida e no retorno.

Confira as linhas que param na Avenida Antônio Carlos (estações Mineirão e UFMG) e nas proximidades do Mineirinho:

Estações da Área Central (Tamoios, Carijós, Rio de Janeiro e São Paulo): Linhas 50, 51, 5250, 61, 63

Estação Pampulha:

  • Linhas 50, 51, 52, 63, 64, 67 e 525.

Estação Venda Nova:

  • Linhas 61, 63 e 64.

Estação Vilarinho

  • Linhas 65, 67, 68 e 6350.

Estação São Gabriel

  • Linhas 8551, 503 e 504.

Estação Barreiro

  • Linha 6350.

Região Centro / Sul

  • Linha 5106.

Outras Linhas

  • Outras linhas que atendem a região: 5102, 5250, 5401 e suplementares S53 e S54.

Confira os quadro de horários e os itinerários das linhas no Portal da PBH e planeje com antecedência. Facilite e agilize o embarque utilizando o Cartão BHBUS.

Operação de segurança

Para garantir a manutenção da ordem pública, a fluidez do trânsito, a segurança das pessoas que circularem pelo perímetro da Stock Car, a fiscalização de posturas e a limpeza urbana do local, o Centro Integrado de Operação de Belo Horizonte (COP-BH) irá ativar Postos de Comando presenciais no sábado e no domingo, das 10h às 21h, para gestão integrada das questões que demandarem a atuação conjunta dos órgãos municipais ou das demais instituições parceiras.

O COP-BH dará início ao monitoramento já no dia 13, permanecendo nesta tarefa até a liberação completa do perímetro, além de continuar fazendo o acompanhamento da rotina de toda a capital, por meio da visualização das imagens das 4.589 câmeras espalhadas pelas regionais.

Especificamente para a área da Stock Car, o Posto de Comando do COP-BH contará com 42 câmeras existentes no local, bem como a atuação de mais de 20 instituições que compõem a Sala de Controle Integrado. Como recursos tecnológicos serão utilizados também drones.

Guarda Municipal

A Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção manterá também a Guarda Civil Municipal com a atenção voltada para a Stock Car. Um efetivo de 1 mil agentes será empenhado nos seis dias em que haverá reserva do espaço (13 a 18 de agosto). Uma equipe de 250 guardas municipais estará atuando no local, no sábado e domingo. Os demais agentes se dividirão ao longo dos outros dias.

Caberá aos guardas municipais atuar na mobilidade urbana, na segurança viária e na fiscalização do trânsito, em conjunto com os agentes da BHTrans, para evitar que motoristas desrespeitem os desvios e restrições de acesso de veículos. Ficarão encarregados também de coibir danos ao patrimônio, evitar a ação de vendedores clandestinos (agindo em apoio às equipes da fiscalização), bem como de realizar policiamento preventivos em todo o entorno do evento, para evitar furtos, agressões e ameaças, somando forças com as demais forças de segurança pública.

Cerca de 180 servidores, entre fiscais, agentes de campo e supervisores estão escalados para atuar nos quatro dias da Stock Car.

Limpeza

Embora a limpeza da área de realização da prova da Stock Car seja de responsabilidade dos organizadores do evento, a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) vai atuar para minimizar o impacto nas áreas vizinhas.

O trabalho já começou, com o reforço das ações de limpeza nas vias públicas de grande circulação e nas áreas turísticas e hoteleiras, e será intensificado no período de 15 a 18 de agosto. Nos principais corredores viários e no entorno do Mineirão, estão sendo realizadas ações de reforço dos serviços de capina de vias públicas, varrição, limpeza de cartazes, remoção de pichações e remoção de depósitos clandestinos de resíduos.

A atuação da SLU se concentra principalmente nas avenidas Cristiano Machado, Dom Pedro I, Presidente Carlos Luz, Otacílio Negrão de Lima, Rei Pelé, Alfredo Camarate, Coronel Paschoal, Presidente Antônio Carlos, Chaffir Ferreira e ruas e alamedas dos bairros São Luiz e São José. A SLU também realizou a limpeza dos córregos Olhos d’água, Ribeirão Pampulha e córrego Mergulhão, próximos ao local da prova.

Entre os dias 15 e 18 de agosto, cerca de 50 garis vão trabalhar diariamente nas áreas próximas à Stock Car. Nestes dias, a SLU também vai disponibilizar dois caminhões pipas e seis garis, para reforço nas ações de lavação das vias públicas. Cerca de 20 gestores operacionais vão se revezar em ações de monitoramento, fiscalização contratual e acompanhamento dos serviços de limpeza urbana.

Saúde

A regulação de ambulâncias e profissionais contratados pelos organizadores será de responsabilidade do SAMU. Os médicos do serviço serão responsáveis por classificar a gravidade dos casos, o tipo de atendimento que será empenhado e a unidade de saúde em que a vítima será encaminhada, se necessário. Além disso, se preciso, a frota regular de ambulâncias do SAMU atuará como apoio.

O Centro de Saúde Dom Orione, que fica na Avenida Otacílio Negrão de Lima, 2.220 (esquina com o Avenida Chafir Ferreira), funcionará normalmente, mas em escala mínima, como todos os demais centros de saúde da capital, em razão do ponto facultativo decretado na capital na sexta-feira (16), das 7h às 17h.

Stock Car em BH: operação especial de trânsito na Pampulha; veja mudanças - Foto: Divulgação
Stock Car em BH: operação especial de trânsito na Pampulha; veja mudanças – Foto: Divulgação

Deixe o seu comentário

SIGA O CANAL DO CULTURALIZA NO WHATSAPP

O Culturaliza BH está agora no WhatsApp.

O guia completo de Belo Horizonte com agenda de shows, eventos, exposições, teatro, gastronomia e notícias sobre a cidade.