Belo Horizonte Culturaliza Dica Cultural Diversão Gastronomia Gratuito ou a baixo custo

Virada Cultural 2023 divulga programação completa com show de Titãs, Gaby Amarantos e mais de 240 atrações

Viver o Centro e redescobrir a Cidade. Este é o convite da Virada Cultural 2023 para o público vivenciar as múltiplas possibilidades que Belo Horizonte vai oferecer, durante 24 horas, com uma rica programação gratuita envolvendo cultura, entretenimento, esportes, gastronomia e intervenções urbanas. Com o tema “Virada Cultural de Todo Mundo”, a 8ª edição será realizada pela Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com o Instituto João Ayres, selecionado por meio de chamamento público, que celebra a união do Poder Público e da Organização da Sociedade Civil (OSC). Titãs e Gaby Amarantos estão entre mais de 260 atrações da Virada Cultural 2023 de Belo Horizonte, que começa às 19h do dia 19 de agosto (sábado) e vai até as 20h do dia 20 (domingo) e se integra ao programa da PBH “Centro de Todo Mundo”, que busca qualificar a região central aumentando as oportunidades de moradia, trabalho e lazer.

Serão 24 horas dedicadas às mais diversas linguagens artísticas e culturais, como: música, artes cênicas, artes visuais, audiovisual, jogos, lazer, tecnologia, bem-estar e saúde, cultura popular, gastronomia, literatura, moda, intervenções e instalações urbanas, entre outras. A programação completa pode ser consultada no portalbelohorizonte.com.br/virada.

Partindo do programa da PBH, “Centro de Todo Mundo”, foi criado o conceito da 8ª edição, “Virada Cultural de Todo Mundo”, que faz um convite para o público vivenciar coletivamente a cidade. “É um evento público que valoriza de fato a pluralidade da população, entendendo a força da singularidade. Ao trazer o indivíduo para o centro do nosso discurso e da comunicação, buscamos dar luz ao seu protagonismo, gerando, assim, mais identificação e pertencimento”, explica Airam Resende Boa Morte, presidente do Instituto João Ayres.

TITÃS

 

 

Este ano, a programação da Virada Cultural tem como base cinco pilares: Patrimônio, na valorização dos bens tombados, paisagem urbana e bens imateriais; Sustentabilidade, com ações ambientais, reciclagem e fomento à economia local; Vivência, com uma nova forma de circular pelo Centro da capital a pé; Diversidade e inclusão, com ações e atividades que atendam a públicos diversos e que contemplem as pessoas em suas singularidades.

A Secretária Municipal de Cultura, Eliane Parreiras, destaca que a Virada Cultural é um evento marcado pela diversidade. “A Virada Cultural de Belo Horizonte é um momento especial para descobrir e redescobrir o Hipercentro, essa joia da nossa cidade. A Virada de 2023 foi pensada para oferecer ao público uma programação cultural plural, esportes urbanos, lazer e entretenimento. É uma Virada que incentiva o olhar sobre o patrimônio cultural, a produção artística local, a cena contemporânea, os movimentos culturais que já ocupam o Centro, como o Hip-Hop, o Samba, a Música eletrônica, o Soul e a Gastronomia, além da Sustentabilidade, em parceria com quem já faz o dia a dia desse lugar especial, porque o Centro é de todo mundo e é de cada um”, comemora Eliane Parreiras.

FOTO: RODOLFO MAGALHAES

 

 

Em busca do protagonismo de cada cidadão, em relação à cultura e à cidade, nasceu o selo VC | BH, uma referência às iniciais da Virada Cultural, e também à abreviação de “você”, que traz a individualidade de cada cidadão. A paleta utilizada na comunicação representa as cores do céu ao longo de 24h – mesmo período do evento, da alvorada ao crepúsculo. Além disso, as formas utilizadas na composição visual propõem movimento e remetem a cuidado, afeto e união.

 

Importantes homenagens fazem parte da Virada Cultural de Todo Mundo. É o caso do mestre Maurício Tizumba, que será reverenciado pelos seus 50 anos de carreira; do Hip-Hop, que completa 50 anos no mundo e 40 no Brasil; além da homenagem aos Garis da SLU, que realizam um trabalho relevante e essencial para a cidade.

 

Mais informações:

Virada Cultural de Todo Mundo

Data: 19 e 20 de agosto

Hora: 19h00 às 19h00 – 24 horas

Onde: Praça da Estação – Rua Aarão Reis – Av. Andradas, 367 – Viaduto Santa Tereza – Rua Sapucaí – Parque Municipal – Teatro Francisco Nunes – Praça Sete – Rua Guaicurus – Quarteirão dos Coqueiros da Av. Amazonas – Museu da Moda – Edificio Central – Sula Beagá – Av. Assis Chateaubriand – Mercado das Flores – MIRA – SESC Palladium – Palácio das Artes – CCBB – Teatro Feluma

 

PROGRAMAÇÃO GRATUITA

 

Mais informações: portalbelohorizonte.com.br/virada

 

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.