Belo Horizonte Culturaliza Diversão

Começa neste sábado a 28ª edição da CASACOR Minas

Entre os dias 15 de julho e 03 de setembro, Belo Horizonte recebe a 28ª Edição da CASACOR Minas. Considerado o maior evento do setor de arquitetura, design de interiores e paisagismo do estado, a mostra, sob a direção de Eduardo Faleiro e Juliana Grillo, irá apresentar ao público 50 ambientes, assinados por 53 profissionais de destaque do segmento, além de 2 instalações. “A CASACOR é atualmente o palco mais importante para lançamento de produtos, serviços e novidades do segmento. A mostra movimenta a economia do estado, está vinculada à grandes empresas, gera emprego e renda, além de integrar o calendário cultural da capital mineira uma vez que acontece de forma ininterrupta há 28 anos. Os números comprovam o sucesso e a força da marca, que é referência em toda as Américas”, destaca a diretora Juliana Grillo.

 

 

FOTO: JOMAR BRAGANÇA

 

 

Um dos grandes atrativos deste ano está na mudança do local da mostra. O endereço escolhido é um complexo formado por 3 casas das décadas de 1930 e 1940 e parte de um edifício contemporâneo que está sendo erguido no local, viabilizado por meio de uma parceria entre F2 Incorporadora e Construtora e a Arthros Incorporadora. O projeto da construção é assinado pelo arquiteto José Eduardo Ferolla, o homenageado desta edição. Falecido no último mês de abril, Ferolla viveu parte de sua vida no casarão principal, construído pelos seus pais para ser a morada oficial da família. Enquanto aguardavam a conclusão da construção da Casa Ferolla, que levou alguns anos, a família passou uma temporada na charmosa Casa Hera, que também foi anexada ao complexo da mostra. O casarão principal mistura o estilo Art Déco e possui referências claras à arquitetura neocolonial hispano-americana. Outro ponto de destaque desta edição está no retorno da CASACOR Minas a um imóvel com foco residencial. A última edição em uma casa real foi realizada em 2016, na Pampulha, celebrando o título conquistado pelo Conjunto Moderno da Pampulha de Patrimônio Mundial da Humanidade. E por fim, a CASACOR Minas escolhe se fixar num dos bairros mais charmosos da capital mineira. De uso misto, mas mantendo a tradição residencial, o Santo Antônio é um bairro que concentra características históricas e contemporâneas que convivem de forma muito harmônica e respeitosa, comprovando que o diálogo da tradição e modernidade deve fazer parte do cotidiano das cidades.

 

 

Lobby Essência, de José Lourenço e Marina Figueiredo

 

 

O tema escolhido para o ano é “Corpo e Morada” – responsável por conduzir o elenco na criação de todos os ambientes. A proposta é mergulhar nas múltiplas possibilidades de interpretação de como a casa é uma extensão do nosso corpo, e vice-versa. O processo criativo baseou-se em quatro macro pilares: a casa como um lugar de subjetividade; a casa como um lugar maternal; a casa como um lugar de permanência e a casa como um lugar de conhecimento. A partir desses pilares, foram idealizadas duas premissas para viver a casa: tratar a si mesmo como se trata a casa e tratar a casa como se trata o próprio corpo. Corpo & Morada’ foi pensado como uma combinação fluida da estrutura arquitetônica com a estrutura corporal.

 

 

FOTO: JOMAR BRAGANÇA

 

 

O paisagismo também ocupa lugar de protagonismo, tanto nas áreas internas quanto externas, mostrando o quanto a presença do verde é essencial para o nosso bem estar.

 

 

A CASACOR Minas oferecerá uma programação extensa e variada ao longo do evento, que inclui ações nas áreas de Gastronomia, Cultura, Moda, Entretenimento e Conteúdo.

 

A 28ª CASACOR Minas Gerais será realizada entre os dias 15 de julho e 03 de setembro. A Casa Ferolla fica na Rua São Domingos do Prata, 631, no Santo Antônio – Belo Horizonte.  

 

 

Site: www.casacor.com

Facebook: www.facebook.com/casacorminas

Instagram: @casacorminas

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.