Belo Horizonte Culturaliza Gratuito ou a baixo custo Premiações

Prefeitura lança os dois primeiros editais do Fundo Municipal de Cultura em maio

A Prefeitura de Belo Horizonte publicou no última dia 09 de maio, o Edital Multilinguagens da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – LMIC 2023, modalidade Fundo Municipal de Cultura. O Edital selecionará projetos culturais dos setores das artes visuais e design, circo, dança, literatura e leitura, música, patrimônio e teatro, além de propostas multisetoriais (que contemplam mais de uma linguagem artística). Já o Edital BH nas Telas, que é destinado exclusivamente às propostas do setor audiovisual, será publicado no dia 11 de maio. Juntos, os dois editais irão destinar quase 11 milhões de reais a empreendedores culturais do município, um aumento de cerca de 10% em relação ao ano anterior.

 

 

As inscrições para o Multilinguagens podem ser feitas de 10 de maio a 05 de junho de 2023, por meio da plataforma on-line Mapa Cultural BH –mapaculturalbh.pbh.gov.br. O edital, os formulários para preenchimento e o link para a página de inscrição estão disponíveis noPortal da PBH. Já o BH nas Telas terá suas inscrições abertas no dia 12 de maio.

 

 

FOTO: RICARDO LAF

 

 

No Fundo Municipal de Cultura os projetos são incentivados por meio de repasse direto de recursos aos empreendedores. Os editais têm o objetivo de selecionar projetos que valorizem a expressão artística e cultural da cidade e que precisam de apoio da Prefeitura. Assim como ocorreu nas edições mais recentes, uma das mais importantes premissas dos editais do Fundo Municipal de Cultura é a desconcentração de recursos, ou seja, a seleção de projetos de todas as regiões da cidade. Buscando favorecer o desenvolvimento das regionais do município, bem como de seus artistas, agentes, coletivos, grupos e instituições culturais, de maneira equilibrada e igualitária, cada Regional de BH tem assegurado ao menos 3% dos recursos do Fundo.

 

Para Eliane Parreiras, Secretária Municipal de Cultura, o lançamento desses dois editais é apenas o início das ações de valorização da cultura local e de fomento ao segmento cultural e da economia criativa previstos para esse ano, promovidos pela Prefeitura de Belo Horizonte. “Ao longo de 2023, além dos quase R$11 milhões desses dois editais, pretendemos alocar outros R$40 milhões em projetos culturais para a cidade por meio dos editais da Zona Cultural Praça da Estação, Descentra, Incentivo Fiscal e da Lei Paulo Gustavo. Esses números são bastante animadores, uma vez que a perspectiva é de ampliar a geração de empregos diretos e indiretos, o que vai movimentar toda a cadeia produtiva do setor cultural, além de contribuir para o desenvolvimento da economia da cidade”, ressalta.

 

 

Mais informações:

Edital LMIC Multilinguagens e BH nas Telas 2023 – modalidade Fundo Municipal de Cultura

INSCRIÇÕES GRATUITAS

Inscrições:

Multilinguagens – 10 maio a 05 de junho de 2023

BH nas Telas – 12 de maio a 05 de junho de 2023

Informações e editais:

Multilinguagens – pbh.gov.br/lmic/fundo2023

BH nas Telas – pbh.gov.br/bhnastelas2023

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.