Belo Horizonte Culturaliza Dica Cultural Diversão Gratuito ou a baixo custo Oficinas

DELAS: Oficina de Graffiti e Customização – Projeto oferece oficinas de arte gratuitas para mulheres no Centro Cultural Alto Vera Cruz e honenageia Dona Valdete

Teve inicio hoje e vai até o dia 16 junho o Centro Cultural Alto Vera Cruz (Rua Padre Júlio Maria,1577 BH / MG), recebe o projeto Delas – Oficina de Graffiti e Customização. O projeto é direcionado para mulheres, cis e trans, a partir de 15 anos, com autorização dos pais. As oficinas são gratuitas e tem o objetivo de fomentar a inserção das mulheres nas artes. As aulas serão ministradas, em horários variados, por artistas com forte atuação na cidade: a grafiteira Fênix e a estilista Lorena Santos. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser realizadas através do link https://bit.ly/3A77iK0.

 

 

FOTO: ALICIA PERES

 

 

De acordo com a grafiteira Carol Jaued, responsável pela ação, o projeto Delas atua na cidade de Belo Horizonte, desde 2017 e atua no sentido de fortalecer a auto-estima e o sentimento de  pertencimento da mulher através da arte. “A ideia é promover a formação, o diálogo, dar visibilidade às mulheres cis e trans, porque, apesar de não haver o reconhecimento devido, os trabalhos desenvolvidos crescem, cada vez mais fortes e contundentes”, explica.

 

 

No dia 11 de junho será realizado um graffitti em homenagem à Dona Valdete da Silva Cordeiro (falecida aos 75 anos de idade, no dia 14 de janeiro de 2014) fundadora do Grupo Cultural Meninas de Sinhá. O painel será construído pela grafiteira Dninja que terá como convidado o artista Wanatta.

 

 

FOTO: LUA CRIS

 

 

 A trajetória de Dona Valdete é marcada pelo ativismo social e cultural no Alto Vera Cruz e, principalmente, por seu trabalho junto às mulheres da comunidade, o que resultou, em 1996, na criação do grupo que nasceu com o objetivo de envolver as mulheres em atividades artísticas, como alternativa para superar os problemas emocionais que enfrentavam. Em homenagem à sua trajetória foi instituído o Dia Municipal da Muher Negra “Dona Valdete da Silva Cordeiro”, celebrado no dia 25 de julho, mesma data que se celebra o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha.

 

 

Programação:

Oficina de customização – com a estilista Lorena Santos

 Quartas feiras (03, 10, 17, 24, 31 de maio  e 07 de junho)  de 14:00 às 16:00

Oficina de graffiti  – com a graffiteira Fênix

Quintas feiras (04, 11, 18 e 25 de maio/ 1 e 15 de junho) de 19h às 21h.

SERVIÇO:

Delas – Oficina de Graffiti e Customização

Onde: Centro Cultural Alto Vera Cruz (Rua Padre Júlio Maria,1577 BH / MG)

Quando: 1 de maio a 16 de junho

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.