Colunas Crítica Musical Destaque Dicas

Crítica Musical | Chico Buarque: ‘Construção’ faz 51 anos de história

Disco vendeu mais de 140 mil cópias nas primeiras quatro semanas após o lançamento; Cotidiano, Construção, Cordão, Samba de Orly, Minha História e outras músicas famosas na carreira do artista fazem parte do álbum

 

Clique aqui e assista todos os vídeos da ‘Crítica Musical’:

 

[ Jornalista e Editor ]
– Felipe de Jesus
– Imagens: Chico Buarque | Construção (Reprodução)
– Siga: @felipe_jesusjornalista

 

O ano de 1969 foi não muito fácil para o cantor e compositor Chico Buarque. Por ter se autoexilado na Itália com a atriz Marieta Severo, e a pequena filha Silvia (na época da Ditadura Militar), o artista aguardava as coisas acalmarem no país para voltar a pisar nas terras brasileiras e assim, gravar mais uma disco e foi exatamente isso que ele fez.

Chico Buarque – Imagem: Reprodução (capa Construção).

 

Com as ideias frescas na cabeça e muitas vivências e notícias do momento social, econômico e politico do Brasil, o artista foi direto ao estúdio da Gravadora Philips Records, para registrar uma das maiores obras da sua discografia, o aclamado Construção.

 

Responsável por influenciar toda uma geração o trabalho que está com 51 anos de história, se tornou um pulo comercial em sua carreira. De 20 mil e 30 mil nos primeiros discos de sua carreira, Construção vendeu mais de 140 mil cópias nas primeiras quatro semanas após o lançamento. Mas claro, que tudo isso, devido às canções e por isso, vamos a elas.

 

■ Faixas:

 

1 – Deus lhe Pague: uma crítica ao controle dos militares e à opressão sofrida no país – disfarçada de agradecimento por um humor crítico e ácido – foi vetada por “parecer um ‘recado’ com duplicidade de sentido.

 

2 – Cotidiano: outro clássico desse disco, que narra a rotina conjugal repetitiva – e quase monótona – marcada por atos envolvendo a boca, o beijo, o comer, o beber.

 

3 – Desalento: parceria de Chico com Vinicius de Moraes, foi liberada direto e entrou para o álbum Construção.

 

4 – Construção: considerada a maior música brasileira de todos os tempos, narra o último dia de vida de um trabalhador da construção civil, morto no exercício de sua profissão: desde a saída da sua casa, até o momento da queda brutal que o leva à morte.

 

Construção do cantor Chico Buarque em K7 – Imagem: Reprodução.

 

5 – Cordão: os censores identificaram um “protesto contra a ordem vigente” e alegaram que o verso “Nas grades do coração” tinha “sentido dúbio”. Chico teve que substituí-lo por “As portas do coração”.

 

6 – Olha Maria: traz o lirismo já característico de Chico em uma parceria com o artista com Vinicius de Moraes.

 

Construção em vinil – Imagem: Reprodução.

 

7 – Samba de Orly: parceria com Toquinho, que passou um tempo visitando Chico no autoexílio da Itália e, antes de voltar para o Brasil, deixou um tema de despedida pelo tempo que passaram juntos, para que Chico colocasse a letra.

 

8 – Valsinha: nessa Chico faz dupla com Tom Jobim, que também toca piano na faixa.

 

9 – Minha História: Fechando o álbum, uma versão de Chico para a canção dos italianos Lucio Dalla e Paola Pallotino emociona.

 

10- Acalanto: feita para a sua filha, Helena.

 

 

■ Avaliação final:

 

Considerado um dos mais importantes discos da história, o trabalho foi classificado como a terceira maior obra da Música Popular Brasileira (MPB) de todos os tempos, transformando-se em um dos grandes sucessos na carreira do cantor e compositor Chico Buarque.

 

Assim, uma obra prima da MPB que vale a pena escutar em casa ou mesmo na rua, através dos aplicativos de música. Vida longa ao mestre Chico Buarque. Até a próxima Crítica Musical. 

 

Construção (1971):

 

Direção de Produção: Roberto Menescal

Direção de Estúdio: Roberto Menescal

Técnicos de gravação: Toninho e Mazola

Estúdio: Phonogram

Direção Musical: Magro

Participação especial: Tom Jobim, Paulinho Jobim e MPB4

Foto: Carlos Leonam

Capa: Aldo Luz

 

 

Siga o Instagram: @felipe_jesusjornalista e
fique por dentro das novidades.

Deixe o seu comentário

Felipe de Jesus - Siga: @felipe_jesusjornalista
Editor & Administrador do CulturalizaBH - Portal UAI [ Apoio no setor Administrativo e Financeiro ] - Jornalista - Redator & Colunista: Crítica Musical. Filiado: FENAJ & FIJ | AIN | SINAJ | Abramídia | UBI _________________________________________________________________________ ■ Publicidade & Divulgação de Notícias MKT - Diretor [ Grupo Conteúdo (GC) ] _________________________________________________________________________ ■ Advocacia: Gestor - Elpídio & Jesus Advogados ________________________________________________________________________ ■ Graduado: Apaixonado pela área acadêmica, Felipe de Jesus é formado em Jornalismo pela (Faculdade - FESBH), Publicidade & Propaganda (Instituto Politécnico de São Paulo), Teólogo (Faculdade ESABI/BH-MG), Sociologia (Faculdade Polis das Artes/SP), Economia (Universidade USIP), Advogado (FACSAL/MG) , Ms. em Comunicação Social: Jornalismo e C.Informação (Univ. UEMC) e atualmente cursa Engenharia de Telecom. & TV (F.Matric/EAD)