Culturaliza

Inscrições para prêmio para profissionais que atuam com áudio e som vão até 30 de setembro

Quando vemos um artista no palco ou ouvimos nossas músicas preferidas nos fones de ouvido, não fazemos ideia de quantos profissionais e etapas foram necessários para que esse momento acontecesse. Há uma infinidade de tarefas e funções que acontecem por trás das cortinas até que o encanto chegue ao público. Elas são executadas por pessoas de extrema capacidade artística e técnica que não recebem reconhecimento publicamente. Dentre elas, estão as pessoas que trabalham com engenharia de áudio.

Misturar os sons, temperá-los e prepará-los para serem ouvidos nos mais diversos meios de reprodução não são somente processos técnicos. São a continuação da criação e a condução para o objetivo final: encontrar as melhores cores, texturas e sabores para a mensagem, entregando ao mundo uma sonoridade que será degustada pelos ouvidos. É um trabalho muito especializado e fundamental para que tenhamos as trilhas sonoras das nossas vidas.

Agora, chegou entre nós uma premiação que vai consagrar, destacar e valorizar o trabalho de quem atua com engenharia de áudio e som em Belo Horizonte. O PRÊMIO AUDIO FOR SINGERS vai engrandecer essas pessoas responsáveis por trazer tanta vida às músicas que ouvimos. As inscrições poderão ser realizadas até próximo sexta-feira, dia 30 de setembro. Os prêmios serão de R$ 2.000 para cada uma das mais de dez categorias, em uma celebração do conhecimento, da sensibilidade e da experimentação na sonoridade mineira.

FOTO: DANIELLE BRETZ

 

 

A ideia do projeto “Audio For Singers”, criado pelos músicos Isabella Bretz e Rodrigo Lana, é valorizar e visibilizar o trabalho dos profissionais técnicos da música de Belo Horizonte, de incentivar os artistas a aprenderem mais sobre áudio e democratizar o acesso à tecnologia. Serão 11 categorias premiadas: “Melhor Mix de Música Acapella”, “Melhor Mix de Rap”, “Melhor Mix de Metal”, “Melhor Mix de Canção”, “Melhor Aplicação de Reverb na Voz”, “Melhor Aplicação de Delay na Voz”, “Melhor Mix de Locução”, “Melhor Mix de Narração de História”, “Melhor Mix Feita Pelo Próprio Artista”, “Melhor Captação e Mix de Coro/Coral” e “Melhor Gravação em Casa”. O juri será formado por engenheiros de áudio e produtores competentes no meio musical, e o resultado será divulgado emnovembro, pelo canal do Audio For Singers no YouTube.

O projeto “Audio For Singers” surgiu do desejo de fortalecer a existência de material didático organizado, com linguagem acessível sobre áudio, especialmente em português. Pensando nisso, os músicos Isabella Bretz e Rodrigo Lana escreveram o livro que queriam ter lido no início de suas carreiras, recortando o assunto para uma área mais específica e desprovida de conteúdo tecnológico: o canto.

FOTO: DANIELLE BRETZ

A soma da experiência de Isabella com o canto e a de Rodrigo com a engenharia de áudio proporcionou a escrita de um texto assertivo, leve, acessível e completo, que tem o seu conteúdo enriquecido por ilustrações elaboradas por eles e executadas por Jackson Abacatu. Temas técnicos e de difícil compreensão foram apresentados com a ajuda de analogias e exemplos simples. Também se beneficiam dessas informações os narradores artísticos, dubladores, locutores e demais profissionais da voz.

Não há nem mesmo em inglês um livro com essa temática e abordagem.  Além do livro, o projeto tem uma página no Instagram (@audioforsingers), um canal no YouTube (youtube.com/audioforsingers) e um website (audioforsingers.com), nos quais são publicados materiais educativos gratuitamente.

As inscrições poderão ser realizada até o dia 30 de setembro de 2022, às 23:59,  unicamente através do formulário disponibilizado em https://audioforsingers.com/premio.

Os resultados da premiação serão divulgados em novembro em um evento digital, realizado pelo canal do Audio For Singers no YouTube. Posteriormente, todos os inscritos receberão um email com os resultados, que também serão divulgados nas redes sociais e no website do projeto.

PRÊMIO AUDIO FOR SINGERS

PÚBLICO ALVO: Profissionais de Belo Horizonte que atuam com engenharia de áudio e som.

CATEGORIAS: “Melhor Mix de Música Acapella”, “Melhor Mix de Rap”, “Melhor Mix de Metal”, “Melhor Mix de Canção”, “Melhor Aplicação de Reverb na Voz”, “Melhor Aplicação de Delay na Voz”, “Melhor Mix de Locução”, “Melhor Mix de Narração de História”, “Melhor Mix Feita Pelo Próprio Artista”, “Melhor Captação e Mix de Coro/Coral” e “Melhor Gravação em Casa”.

INSCRIÇÕES: de 30 de agosto até o dia 30 de setembro, às 23:59, unicamente através do formulário disponibilizado em https://audioforsingers.com/premio.

PRÊMIO: Troféu + R$ 2.000 (para cada uma das 11 categorias).

RESULTADO: Previsto para o mês de novembro, em um evento digital, realizado pelo canal do Audio For Singers no YouTube.

Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.