Belo Horizonte Culturaliza Diversão Exposições Gratuito ou a baixo custo

CCBB BH recebe Coleção Brasileira de Alberto e Priscila Freire

A partir desta quarta-feira, dia 25 de maio, o Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte (CCBB-BH) recebe a exposição “COLEÇÃO BRASILEIRA de Alberto e Priscila Freire”, com 108 peças do acervo pessoal da colecionadora e entusiasta da arte mineira Priscila Freire e de seu marido. A coleção foi construída ao longo de muitos anos e, além do valor artístico, as obras também trazem histórias particulares. “Fizemos um recorte especial no acervo que permite uma verdadeira viagem pela cultura e pela arte de Minas Gerais e do Brasil, com obras cheias de memórias afetivas, muitas delas de artistas com quem tive o privilégio de conviver”, conta Priscila, que também assina a curadoria da mostra.

 

A exposição é composta por três núcleos: Arte Brasileira, Arte Mineira e Arte Popular, divididos em três salas no Andar Térreo do CCBB BH. Na ala da arte brasileira, estão grandes nomes da pintura nacional, como Guignard, de quem Priscila foi aluna e amiga, Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Genesco Murta e José Pancetti, entre outros. No ambiente da arte mineira, Yara Tupinambá, Mario Zavagli, Lorenzato e Irma Renault, esculturas de Farnese de Andrade, Solange Pessoa e composições da própria Priscila Freire. Na sala de arte popular, peças de Maurino de Araújo, G.T.O., Nino e Maria Lira, além de obras do Vale do Jequitinhonha, assinadas por figuras de destaque daquela região, como Ulisses Pereira Chaves, Noemisa Batista Santos e Isabel Mendes. A mostra conta ainda com outros artistas, filtrados num círculo de probabilidades e de diferentes épocas ao longo da vida da colecionadora. “Essa exposição é uma síntese do que sou, de como penso e por onde andei na escolha do que me emocionou. Ícones de que me cerco para lembrar minha história e o que ela me conta exposta aos olhos dos outros”, resume Priscila, do alto de seus 88 anos de idade.

 

 

Cristo no jardim das Oliveiras - Alberto da Veiga Guignard
Cristo no jardim das Oliveiras – Alberto da Veiga Guignard

 

 

A mostra “COLEÇÃO BRASILEIRA de Alberto e Priscila Freire” ficará em exposição no CCBB BH até 29 de agosto, data em que ela comemora 89 anos.

 

Mais informações:

COLEÇÃO BRASILEIRA de Alberto e Priscila Freire

Quando: 25 de maio a 29 de agosto

Quanto: Entrada gratuita – não é necessário retirar ingresso para visitação

Onde: Praça da Liberdade, 450 – Funcionários, Belo Horizonte – MG

Funcionamento – aberto todos os dias, das 10h às 22h, exceto às terças-feiras

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.