Cinema Culturaliza Dicas

Cinemas de BH recebem Festival Varilux de Cinema Francês

Festival Varilux de Cinema Francês será realizado de 6 a 9 de junho em várias cidades do Brasil. Em Belo Horizonte, a tradicional maratona de filmes franceses é realizada pela distribuidora Bonfim em parceria com a Aliança Francesa BH. 

 

As salas que receberão filmes da programação serão as salas do Cinemark Pátio SavassiCine Belas Artes e NET Cine Arte Ponteio. Neste ano o Varilux completa uma década e pretende ultrapassar a marca de um milhão de espectadores. A programação está em confirmação, mas na seleção de 2019 já destacam-se as seguintes produções: A animação “Astérix e o Segredo da Poção Mágica” (Asterix – Le Secret de la Potion Magique), de Alexandre Astier e Louis Clichy, verdadeiro fenômeno, que vendeu cerca de quatro milhões de ingressos na França. O público brasileiro já conhecia esse famoso personagem de quadrinhos – que se tornou um símbolo da resistência francesa à globalização – do Varilux de 2010, quando a animação “Asterix e o domínio dos Deuses” integrou a programação.

 

Além disso, outros grandes e históricos filmes como “A Revolução em Paris” (Un Peuple et son Roi) de Pierre Schoeller e “Graças a Deus” (Grâce à Dieu) estão na programação. 

 

 

Ampliação do Festival 

 

A ampliação do Festival Varilux de Cinema Francês, realizado pela produtora Bonfilm, é resultado de parcerias fundamentais e duradouras. Além do patrocinador principal a Essilor/Varilux, estão o Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura; a Secretaria de Estado de Cultura, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro; a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Outros parceiros importantes são as unidades das Alianças Francesas em todo Brasil, as distribuidoras dos filmes e os exibidores de cinema independente/de arte e as grandes redes de cinema comercial. Em BH, a Aliança Francesa conta com o apoio do La Parisserie e do Mon Caviste.

 

Acompanhe mais informações do festival pelo site: http://variluxcinefrances.com

 

Quando: 6 a 9 de junho 

Onde: Cinemark Pátio Savassi, Cine Belas Artes e NET Cine Arte Ponteio

Quanto: Preços variados

Deixe o seu comentário

Charles Douglas
Virginiano, metropolitano de Ibirité, mas com a vida construída em BH, jornalista recém formado e apaixonado pelos rolês culturais da capital mineira. Está perdido no mundo da internet desde quando as comunidades do Orkut eram o Culturaliza de hoje. Quando não está com a catuaba nas mãos, pelas ruas de Belo Horizonte, está assistindo SBT ou desenhos no Netflix.