Após um ano de resistência e diversas iniciativas de fomento virtual para subsistir em tempos pandêmicos, a Gruta, tradicional “inferninho” de BH, abre novamente as portas para o público. A programação de reabertura começa em março e se estende até abril, misturando discotecagens, pocket shows, bate-papos e ações cênicas.
A Gruta é um espaço cultural independente que funciona, desde 2001, como ponto de convergência entre artistas de diferentes linguagens da cidade. O lugar surgiu como local de ensaios de grupos teatrais e, ao longo dos anos, se reconfigurou por diversas vezes, assumindo também o caráter de casa para pequenos shows e espetáculos, e espaço de festas.
Autogestionado, se mantém como uma referência fundamental para a promoção da experimentação artística e de um espaço livre e diverso, que acolhe criações e debates que incluem as pautas feminista, LGBTQI+ e antirracista, entre outras. Foi administrado de forma aguerrida durante muitos anos por Joyce Malta e Admar Fernandes e, atualmente, é gerido por Marcelo Veronez, Wanira (Wagner Alves), Juliana Abreu e Akner Gustavson (Toda Deseo).
“A Gruta já se provou fundamental para quem a frequenta e a melhor prova disso é o engajamento gigante quando falamos de assuntos relacionados à permanência do espaço. As pessoas se envolvem, financeiramente ou não, e isso nos deixa muito felizes e com a certeza de estarmos fazendo um trabalho essencial para uma grande parcela de artistas e frequentadores desse cantinho tão querido”, ressalta Veronez, que divide a gestão com Wanira Vampira, Ju Abreu e Akner Gustavson (integrantes do coletivo cênico Toda Deseo).
Confira a programação:
11/03 – sexta – pocket show com Renata Lopes;
14/03 – segunda – Wanira Vampira;
18/03 – sexta – festa com DJ Eugene;
21/03 – segunda – Wanira Vampira;
25/03 – sexta – “Noite Drag” com Nickary Aycker;
28/03 – segunda – Wanira Vampira.
01/04 – sexta – festa com DJ Kingdom;
04/04 – segunda – Wanira Vampira;
08/04 – sexta – “Teatro da Confusão”;
11/04 – segunda – Wanira Vampira;
GRUTA
Onde: Rua Pitangui, nº 3.613, Horto – Belo Horizonte/MG
Horário de funcionamento: 20:00 às 00:00
Quanto: entrada R$20 (listas de gratuidade para pessoas transgênero)
Informações adicionais: Instagram | Facebook | YouTube