Outros

Como economizar com a alimentação durante as viagens

Por enquanto, saber como economizar com a alimentação durante as viagens não é uma preocupação dos brasileiros. Com grande parte dos países ainda de porta fechada para nós por causa da pandemia do novo coronavírus, ainda não podemos pensar em tirar férias e descansar em outro país, conhecendo algumas culturas novas. Mesmo a viagem aqui dentro do Brasil é desencorajada por causa do risco de se infectar com a nova variante Delta.

No entanto, a expectativa é que a pandemia acabe em pouco tempo, já que a taxa de vacinação tem subido bastante em praticamente todos os lugares. Assim, não demorará muito para que o vírus pare de se multiplicar. Nessa hora, será importante entender como economizar com a alimentação durante as viagens para poder curtir essa celebração sem Covid para conhecer algum outro país sem gastar muito. Isso é especialmente importante quando consideramos a desvalorização do real em relação a outras moedas.

E aí, quer aprender como economizar com a alimentação durante as viagens? Então veja algumas dicas específicas para isso a seguir!

Como economizar com a alimentação durante as viagens: 5 dicas

1. Compre itens no supermercado e coma no hotel

Se você quer realmente reduzir custos com a sua alimentação durante suas viagens, uma das principais estratégias para isso é comprar itens no supermercado e comer no seu hotel.

É claro que você não terá muitas opções. Por exemplo, não dá para comprar coisas como arroz, brócolis e outros alimentos e cozinhar com tranquilidade em um quarto de hotel. No entanto, dá para fazer alguns lanches simples, fazer chá e até mesmo comer macarrão instantâneo do tipo Cup Noodles.

No entanto, vale a pena pensar em incrementar essa situação e alugar um apartamento na sua cidade de destino (caso você vá ficar bastante tempo em um só lugar). Apesar do preço ser um pouco maior do que um hotel, você compensará com a possibilidade de cozinhar normalmente, como se estivesse em casa.

2. Peça delivery

Com o sistema de delivery presente em cada vez mais cidades, ele acaba por se tornar uma opção mais econômica e confortável do que sair para comer. Cidades turísticas costumam cobrar altas taxas de serviço presencial, além de muitos restaurantes cobrarem também o couvert de música ao vivo.

O delivery reduz esses gastos, além de oferecer mais liberdade para comer em sua estadia no horário que a fome bater, diferente de restaurantes, que fecham o serviço de almoço à tarde e tem limite de atendimento à noite.

Mais uma vantagem é a quantidade de lugares novos que você pode descobrir com o delivery. Por ter menos custo do que abrir um estabelecimento em um local turístico, você pode acabar encontrando muito mais variedade em aplicativos de delivery do que no centro gastronômico da cidade.

Uma vantagem é que alguns aplicativos, como o Rappi Brasil, podem ser usados até mesmo em viagens internacionais. O Rappi, por exemplo, tem presença em vários países da América Latina. Isso significa que você poderia pedir delivery nele em uma viagem para a Argentina, Chile, Uruguai, Bolívia ou Colômbia.

3. Evite restaurantes turísticos

Restaurantes turísticos costumam cobrar muito mais por uma simples refeição do que restaurantes locais. Além de que, nem sempre sua comida retrata realmente os costumes da região.

Explore a cidade em busca de restaurantes menores, fora de rota, e até caseiros. Se possível, pesquise antes de viajar, em blogs de viajantes e mochileiros, que costumam compartilhar suas experiências autênticas com baixo custo.

4. Mantenha um orçamento diário para as refeições

Enquanto planeja sua viagem, faça uma pesquisa sobre o valor médio de cada restaurante que deseja ir, e do valor médio que viajantes costumam gastar em refeições no destino desejado. Com essas informações, crie uma planilha com o orçamento diário que você está disposto a gastar com cada refeição (café da manhã, almoço e janta) e com as refeições extras como sobremesa, doces, café da tarde.

Para que a lista funcione, não crie expectativas irrealistas, como preços muito baixos, ou simplesmente não comer fora em nenhum dia. Anote os restaurantes que você realmente faz questão de ir para que sua viagem seja agradável, e os dias em que é possível substituir uma saída por um sanduíche no hotel.

5. Tome café da manhã nas padarias locais

Alguns hotéis e pousadas já vem com o café da manhã incluso, mas quando esta é uma opção a parte, a diária pode chegar até a 25,00 a mais. Uma alternativa para poupar este gasto extra, e ainda aproveitar para explorar mais da cidade que se encontra, é tomar café da manhã em padarias locais.

As padarias não-turísticas tendem a ser mais baratas, e oferecer a verdadeira refeição tradicional da região, então por que não juntar o útil ao agradável e fazer desta mais uma aventura gastronômica?

E aí, gostou das nossas dicas de como economizar com a alimentação durante as viagens? Então deixe um comentário abaixo dizendo qual dica você já conhecia e qual outra você tem para compartilhar!

Deixe o seu comentário