Belo Horizonte Culturaliza Diversão Em casa Eventos Gratuito ou a baixo custo Literatura Oficinas

Festival Literário Internacional de BH apresenta mais de 100 atrações gratuitas

A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto Periférico, realizam, entre 10 e 20 de agosto, o 4º Festival Literário Internacional de Belo Horizonte (FLI BH). O tema desta edição, que será totalmente on-line, é Virando a Página: Livro e Leitura Tecendo Amanhãs. Estão previstas mais de 100 atrações gratuitas, em uma jornada literária de 11 dias, que será inteiramente transmitida pelo Portal Belo Horizonte, contando com a participação de autores, artistas, pesquisadores e profissionais convidados do Brasil e exterior.

Imagem: Divulgação

Entre as atividades previstas estão conferências, mesas de debate, exposições, oficinas, seminário de bibliotecas, rodas de leitura, narrações de histórias e saraus, elaboradas para atender a crianças desde a primeira infância, jovens e adultos. Toda a programação será realizada seguindo os protocolos de prevenção à Covid-19 vigentes em Belo Horizonte.

A homenagem desta edição é dedicada a Maria Mazarelo Rodrigues, mais conhecida como Mazza. Ela será a primeira editora homenageada do Festival, que até então já lembrou nomes de grandes autores(as), e a primeira pessoa viva homenageada pelo FLI BH. Com percurso intelectual e humano marcado pelo envolvimento com as questões sociais, políticas e culturais do país, criou e dirige a casa editorial que leva seu nome. Mulher negra, uma das fundadoras da Editora do Professor e da Editora Vega, se consolidou através da Mazza Edições, que testemunhou alguns dos principais acontecimentos da sociedade brasileira das últimas décadas.

A curadoria considerou a diversidade em termos de gênero, raça, etnia e, também, a inclusão de pessoas com deficiência para oferecer uma programação inclusiva. Toda a jornada literária será integrada por recursos acessíveis, desde a divulgação até a transmissão, com meios como tradução em libras, audiodescrição e legendagem, e com convidados que compartilham da mesma realidade.

 

Festival Literário Internacional de BH 2021
Quando: 10/08/2021 a 20/08/2021 – on-line e gratuito

Mais informações na Plataforma de realização do Festival

Deixe o seu comentário

Fabiane Rodrigues
Taurina, mãe de dois gatos e Mestranda em Estudos de Linguagem. Apaixonada por manifestações e produções culturais, questões sociais e o empoderamento da mulher negra. E, claro, stalker profissional, formada pelo ID Discovery!