Destaque Três Motivos

3 motivos para você assistir a série “Manhãs de Setembro” estrelada por Liniker

No dia 28 de junho foi comemorado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ e, por isso, o Edenil Júnior fez um post muito legal aqui no nosso site: 6 séries com protagonistas LGBTQIA+ para assistir na semana do orgulho

 

Todas as séries indicadas são incríveis, mas uma delas me chamou muita atenção que é a “Manhãs de Setembro”. Ela é o lançamento do Amazon Prime Video e tem Liniker interpretando a sua primeira protagonista, Cassandra

 

Antes de listar os motivos que me fizeram indicar essa série, eu vou te contar um pouco sobre a sua história. 

 

Começamos vendo Cassandra, uma mulher trans, que finalmente vê sua vida ganhando um rumo. Ela acabou de alugar uma kitnet, está com um homem que se demonstra super parceiro e suas apresentações em uma boate vão bem. O único problema do momento é não poder cantar Vanusa – já que é uma grande admiradora da cantora – mas seu público pede música mais atuais e famosas. 

 

Até aí tudo bem. Só que em seu primeiro dia de “liberdade”, Leide (Karine Telles), a mulher com quem ela se relacionava antes de sua transição, aparece com um garoto de dez anos, o Gersinho (Gustavo Coelho), que se diz seu filho. A partir daí, Cassandra vê sua vida mudar de um vez só. 

 

Durante os seus cinco episódios vemos duas mulheres tentando lidar com aquele momento e, mesmo que em diferentes situações, buscam por suas liberdades. 

 

Enfim, essa é a história central da série. Os seus roteiristas, Josefina Trotta, Alice Marcone e Marcelo Montenegro, acertaram em cheio na narrativa e mostram vivências importantes de serem apresentadas de um jeito verdadeiro, o que te faz querer conhecer ainda mais sobre os personagens. 

 

Agora vamos para os três motivos: 

 

1 – Liniker interpretando a protagonista 

 

Foto: Reprodução Amazon Prime Video

 

 

Se eu não colocasse esse motivo como um dos três eu estaria mentindo. Assumo que esse foi o que mais me fez querer assistir à série. Adoro o trabalho de Liniker como cantora e nunca tinha visto ela interpretando e fiquei ainda mais apaixonado por seu trabalho. 

 

O jeito que ela vive Cassandra é muito especial. Passa muita sinceridade à personagem e consegue fazer o que é essencial em séries como essa: conseguimos entender cada sentimento que ela está vivendo ali

 

A parte musical da série nem precisa ser citada, né?! Pois todos nós já sabemos que as performances de Liniker foram impecáveis. Nem precisa assistir para saber isso (rsrsrsrs). Mas, sendo bem sério e verdadeiro, as versões de clássicos da música brasileira na voz da artista ficaram lindíssimas. 

 

Além de Liniker, o elenco da série é muito interessante e consegue entregar com muita qualidade interpretações sensíveis e verdadeiras.

 

 

2 – Realidade

 

Foto: Reprodução Amazon Prime Video

 

A série consegue abordar diversas realidades em paralelo ao drama principal como, por exemplo, a vida de uma mãe solo, no caso de Leide, que criou o seu filho por dez anos sozinha e só agora consegue ter momentos dedicados à ela. Essa mesma situação se repete com Cassandra que, pela primeira vez, tinha a oportunidade de ficar sozinha em um espaço só seu e tem essa vitória abalada com a descoberta de seu filho. 

 

Situações corriqueiras de nossas vidas, como um simples pedido de aplicativo, são retratados de forma bem natural e muito bem estruturada. Além disso, a representação dessas vivências são de extrema importância e precisam ser mais abordadas em programas de grande visibilidade. 

 

 

3 – Direção de imagem 

 

 

Foto: Fito Shaw/Divulgação

 

 

Os ângulos escolhidos para representarem a história foram de muito bom gosto. O recorte da cidade de São Paulo foi bem explorado e as cenas escolhidas para os momentos mais importantes e até os menos importantes tiveram o seu propósito para estarem ali.

 

A série é muito escura e isso nos passa uma sensação introspectiva e nos aproxima ainda mais da realidade apresentada nesse enredo. Os personagens principais passam por um momento nublado de suas vidas e o tom da imagem representa isso que está sendo retratado. 

 

Descobri minutos antes de postar que as gravações da série foram realizadas em Montevidéu, capital do Uruguai, devido à pandemia, já que a situação sanitária do país estava mais controlada do que a do nosso. As imagens de SP que vemos no fundo dos prédios, na verdade, foram inseridas digitalmente. Isso prova ainda mais o que eu disse sobre a direção. 

Nesta matéria você consegue entender melhor! 

 

 

Se você ficou interessado em assistir, saiba que ela está disponível no catálogo do serviço de streaming da Amazon, o Prime Vídeo

Deixe o seu comentário

Charles Douglas
Virginiano, metropolitano de Ibirité, mas com a vida construída em BH, jornalista recém formado e apaixonado pelos rolês culturais da capital mineira. Está perdido no mundo da internet desde quando as comunidades do Orkut eram o Culturaliza de hoje. Quando não está com a catuaba nas mãos, pelas ruas de Belo Horizonte, está assistindo SBT ou desenhos no Netflix.