Cultura & Cidadania Culturaliza Destaque Opinião

Justiça social? Qual é o impacto do cancelamento para a saúde mental?

Reality “BBB 21” tem mostrado exemplos
de cancelamentos e intrigas

 

■ CulturalizaBH – Portal UAI
■ [Coluna] Jornalista & Sociólogo:
■ Felipe de Jesus
■ Imagem: Wiabiliza

 

A cultura do cancelamento segue em voga dentro e fora das plataformas das redes sociais, em que tudo é altamente instável. A prática deste comportamento pode ter impactos não só na saúde mental, mas também financeira das pessoas.

 

No caso do Big Brother Brasil (BBB), pessoas que são julgadas por agir com incoerência frente ao que pregam, são crucificadas tanto no universo online, quanto por parceiros financeiros, acarretando em quebras de contrato e boicotes.

 

Para o médico psiquiatra Bruno Brandão, uma pessoa que transmite uma mensagem de forma infeliz ou erra em algum comportamento não deve receber julgamentos pelo resto da vida, pois essas falhas são comuns no ser humano. “Todos nós somos passíveis de erros, e colocar essas pessoas como as piores do mundo não é certo”, diz.

 

Segundo o especialista, a cultura do cancelamento colabora para as pessoas acreditarem que podem fazer justiça com as próprias mãos. “Quem está de fora passa a agir como se estivesse lá dentro, e começa a cobrar posturas dos outros, que se não forem seguidas, deverão ser excluídas, diante dos julgamentos”, comenta.

 

Para o Dr.Bruno Brandão, dessa forma, fica evidente que a intolerância (comportamento bem típico na internet), pode até mesmo adoecer as pessoas. “Quando saírem do reality, não imaginam o que vão receber no mundo externo, visto que já foram julgadas e canceladas das mais variadas formas”, salienta.

 

■ Julgue menos

 

Para o psiquiatra, nem presencialmente é possível conhecermos o outro totalmente. “Deveríamos praticar o hábito de julgar menos as pessoas. Todo mundo erra, e entender isso é importante para não acabar fazendo más interpretações em determinadas situações. Não podemos definir uma pessoa por uma frase mal colocada ou comportamento inadequado”, afirma Bruno Brandão.

Deixe o seu comentário

Felipe de Jesus - Siga: @felipe_jesusjornalista
Editor & Administrador do CulturalizaBH - Portal UAI [ Apoio no setor Administrativo e Financeiro ] - Jornalista - Redator & Colunista: Crítica Musical. Filiado: FENAJ & FIJ | AIN | SINAJ | Abramídia | UBI _________________________________________________________________________ ■ Publicidade & Divulgação de Notícias MKT - Diretor [ Grupo Conteúdo (GC) ] _________________________________________________________________________ ■ Advocacia: Gestor - Elpídio & Jesus Advogados ________________________________________________________________________ ■ Graduado: Apaixonado pela área acadêmica, Felipe de Jesus é formado em Jornalismo pela (Faculdade - FESBH), Publicidade & Propaganda (Instituto Politécnico de São Paulo), Teólogo (Faculdade ESABI/BH-MG), Sociologia (Faculdade Polis das Artes/SP), Economia (Universidade USIP), Advogado (FACSAL/MG) , Ms. em Comunicação Social: Jornalismo e C.Informação (Univ. UEMC) e atualmente cursa Engenharia de Telecom. & TV (F.Matric/EAD)