Culturaliza Destaque Em casa

Exposição virtual propicia ao público um passeio pela história de Belo Horizonte

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, inaugurou nesta terça-feira, dia 26 de janeiro, uma visita virtual à exposição “Complexa Cidade”, do Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB). A mostra explora a história de Belo Horizonte, retratada ao longo dos cômodos do Casarão do MHAB, umas das construções mais antigas da cidade.

 

O tour virtual perpassa os dois circuitos de visitação da mostra – Habitar a Casa e Habitar a Rua –, que são complementares e articulam as dimensões privada e pública da cidade. As visitas virtuais são gratuitas e podem ser feitas por meio do site . Atualmente, o MHAB encontra-se fechado ao público, em função do decreto 17.523, de 7 de janeiro de 2021, que dispõe de medidas de prevenção à Covid-19.

 

De forma interativa, a exposição “Complexa Cidade” poderá ser vista no formato de 360°, onde o visitante usa o computador para adentrar os espaços do museu, o que foi possível por meio do uso de um sistema de captura de imagens. Além de conhecer o prédio histórico do Casarão, o público poderá ter acesso às fotografias, plantas e objetos que compõem o acervo do MHAB.

 

Outra novidade é que o público poderá agendar uma visita mediada on-line pela exposição. Trata-se de uma mediação conduzida de forma remota pela equipe do Educativo do museu, permitindo que os visitantes debatam com os educadores as temáticas ligadas à mostra, além de tirar dúvidas a respeito do conteúdo em cartaz.

 

O agendamento da visita mediada pode ser feito pelo Portal de Serviços da Prefeitura, com a busca do item “Atendimento educativo virtual Museu Histórico Abílio Barreto”. As sessões têm duração aproximada de uma hora e são realizadas por meio de uma plataforma on-line gratuita.

Deixe o seu comentário

Ycaro Rodarte
Mineiro, são paulino, amante de festivais e de um buteco. Um ser contraditório, ansioso e isentão de esquerda.
http://culturalizabh.com.br