Criado pela produtora EncantaQueVoa, o Festival Sabiá é o primeiro festival de Belo Horizonte desenvolvido para expressar o protagonismo da maturidade. Em 2021, o projeto se transforma em um grande portal online. Oficinas, palestras, serenatas musicais, performances e contação de histórias integram a programação. Parte do conteúdo já está disponível no site, que será continuamente alimentado, pois não se trata de uma ação pontual, mas permanente. O acesso aos conteúdos é totalmente gratuito.
Um dos destaques da programação é o Sabiá na Janela: músicos que fariam shows no festival vão se apresentar na rua, em frente às casas de pessoas convidadas a receber o presente pelo Centro de Referência da Pessoa Idosa (CRPI), da PBH. A estreia do portal apresenta o registro da performance do cantor Clécio Araújo na casa do Sr. Edson.
Oferecida pela artista e professora Maíra Paiva, a oficina “Palavras para secar o tempo” também chama a atenção ao convidar os participantes a exercitar a criatividade por meio da escrita. Promovendo um exercício de poética com palavras, desenhos ou grafias, Maíra propõe uma reflexão sobre a escrita em forma de poesia, narrativa ou conto para trazer à tona as memórias da cidade e da passagem do tempo.
Abaixo os conteúdos que já estão disponíveis no portal:
SERENATAS
Categoria: Espaço da arte
1 – SERENATA
SR. EDSON – CLÉCIO ARAÚJO
O cantor Clécio Araújo se encontra com o Sr. Edson, do Centro de Referência da Pessoa Idosa de Belo Horizonte, para uma serenata. As músicas escolhidas para o momento foram Rio de Piracicaba, de Tião Carreiro, e Tocando em Frente, de Almir Sater.
Clécio Araújo iniciou seus estudos musicais aos 11 anos. Apesar de ser formado como instrumentista clássico, sempre pesquisou e esteve em contato com o cancioneiro popular caipira e sertanejo, ao mesmo tempo em que pesquisava causos e histórias do interior. É vocalista do bloco de carnaval É o Amô.
OFICINAS
Categoria: Pra aprender
1 – MAÍRA PAIVA
Oficina “Palavras para secar o tempo”
Através da escrita, a oficina busca estimular a criatividade, registrando as memórias e as experiências da cidade e da passagem do tempo. A artista propõe uma reflexão sobre a escrita em forma de poesia, narrativa, conto e como um exercício de poética com palavras, desenhos ou grafias para trazer memórias e experiências. O tempo de leitura, escuta e troca também é abordado como necessário para desenvolver a parte plástica e visual da intervenção. Maíra apresenta o processo de produção dos cartazes coloridos, revelando os modos de pintura, técnica e formas de escrita, e a montagem do varal poético com os cartazes.
2 – ALESSANDRA VISENTIN
Oficina “O nosso era uma vez: contando as nossas melhores histórias”
A oficina tem como objetivo incentivar momentos de lazer, cultura e resgate das memórias e experiências. A psicóloga conduz os participantes ao mundo da fantasia e mostra que as histórias podem e devem ser compartilhadas. A partir disso, procura desenvolver habilidades e técnicas próprias da contação de histórias.
3 – ALEXANDRE LOPES
Oficina “Retratos Artesanais”
A oficina conta a história dos retratos, mostra o equipamento e seu funcionamento, apresenta a técnica de fazer retratos e o modo como as cores e o acabamento são tratados artesanalmente.
4 – RENATA SEABRA
Oficina “Memória”
A oficina busca estimular a memória pelos sentidos como forma de promover o envelhecimento ativo e saudável. O primeiro vídeo fala sobre a importância de estimular a memória para manter-se saudável. O segundo aborda uma reflexão sobre como os sentidos podem potencializar a memória. E no terceiro vídeo, Renata pontua sobre como estimular a memória no cotidiano.
5 – CORINNE LOPES
Oficina “Comunicação não violenta!”
O primeiro vídeo da oficina apresenta uma introdução sobre a ideia de comunicação não violenta (CNV) e faz uma reflexão sobre quem somos e com quem conversamos. No segundo, Corinne pontua sobre a impermanência da vida, a beleza do olhar, o convite da CNV e a importância de acessar e corporificar os sentimentos. O último aborda a questão dos pedidos e da gratidão e propõe um breve exercício.
6 – GABRIEL ZAIDAN
Oficina “Empreendendo na aposentadoria”
A oficina é ministrada pelo comunicador e gestor de projetos Gabriel Zaidan, que apresenta o contexto atual do mundo, com um viés direcionado para o mercado corporativo. Gabriel propõe uma reflexão sobre si e sobre o empreendedorismo na aposentadoria, tendo como exemplo seu pai, que começou a empreender após se aposentar e hoje tem uma franquia em expansão.
7 – LOURDES DELIA RIVERA
Oficina “Oratórios decorativos”
Para criar diversas peças decorativas e utilitárias, a oficina traz como fundamentos a religiosidade, a tradição, o reaproveitamento e a preocupação com o meio ambiente. A partir disso, o processo de criação das peças objetiva estimular a criatividade e exercitar a coordenação motora.
CONTEÚDO SEMANAL
Categoria: Pra se inspirar
PATI LISBOA
Pati Lisboa é palestrante, professora e consultora de comunicação corporativa. Toda semana está no Portal Sabiá para conversar sobre longevidade, maturidade e sonhos.
1 – “Apresentação”
2 – “Envelhecer”
3 – “Legado”
TIO FLÁVIO
Tio Flávio é professor, palestrante e coordenador do movimento voluntário Tio Flávio Cultural. Toda semana está no Portal Sabiá para compartilhar experiências e conversar sobre longevidade, felicidade e sentidos da vida.
1 – “Viver com intensidade”
2 – “Felicidade”
3 – “Alzheimer”