Culturaliza Em casa

Cine Belas Artes agora é Una Belas Artes!

O Cine Belas Artes, único cinema de rua remanescente em Belo Horizonte – e que estava em vias de encerrar as suas atividades –, acaba de celebrar uma parceria com o Centro Universitário Una e passará a se chamar Una Belas Artes.

 

Vizinhos muito próximos, ambos localizados em Lourdes, região Centro-Sul da capital, a parceria é, portanto, precedida por uma tradicional afinidade cultural e geográfica. É precisamente nessa unidade que a Una oferece o seu tradicional curso de cinema.

 

O Cine Belas Artes foi aberto em 1992, no prédio que já abrigou o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Desde a inauguração, o local se transformou em um reduto de filmes independentes, de arte, de diferentes países, além de pré-estreias de títulos nacionais. Grande parte dos filmes exibidos ali, apesar de sua imensa relevância cultural, não encontram outro espaço de exibição em Belo Horizonte.

 

Desde 19 de março de 2020, o Cine Belas Artes está fechado. Para quitar compromissos atrasados e tentar manter o seu funcionamento, o espaço contou, recentemente, com o apoio de seus frequentadores e admiradores, por meio de uma vaquinha on-line. A campanha, intitulada SOS Belas Artes, teve rápida adesão e atraiu contribuições.

 

Para o reitor do Centro Universitário Una, Rafael Ciccarini, o Belas Artes é um bem público que faz parte da história de Belo Horizonte: “a aproximação com o Centro Universitário se dá de forma natural e muito feliz, já que a Una Cidade Universitária se propõe a fazer parte da vida da comunidade, ter as suas unidades abertas e integradas aos aparelhos culturais do Circuito Liberdade. Um presente para BH no ano em que a Una comemora 60 anos de atuação no ensino superior mineiro”, diz.

Deixe o seu comentário

Ycaro Rodarte
Mineiro, são paulino, amante de festivais e de um buteco. Um ser contraditório, ansioso e isentão de esquerda.
http://culturalizabh.com.br