Culturaliza Em casa Eventos Gastronomia Gratuito ou a baixo custo Live

Festival Internacional de Cerveja e Cultura se adapta a nova realidade e realiza evento online

Se adaptando a nova realidade que estamos vivendo, o Festival Internacional de Cerveja e Cultura (FICC) ganhou um novo no nome e em 2020 chamará FICC em casa. O evento que começou nesta segunda-feira, 14, terá a sua programação toda online, contando com bate-papos sobre o mundo cervejeiro e apresentações musicais. O evento acontecerá até o dia 19, sábado.

Cervejarias de BH e de outras cidades do estado e do país participam. Alguns rótulos presentes são Laut Beer, Capa Preta, Albanos, Krug Bier, Sátira, Aloprados, Startup, Bragantina, Bruder, Wäls e Black Princess. As convidadas internacionais são a uruguaia Patricia Lager e a Lagunitas, de origem na Califórnia.

A abertura será feita pela banda residente do festival, Glasgow 9. A Singles Plays Pearl Jam, que comemora 20 anos de estrada, é a segunda a se apresentar. Formada por Daniel Lima (vocais), Saulo Franco (guitarra), Juliano Bolson (bateria) e Dan Caetano (baixo), a Singles Plays Pearl Jam é licenciada pela trupe de Eddie Vedder para interpretar o repertório da banda norte-americana.

Os Marcianos, grupo formado há oito anos pelos músicos PJ, baixista do Jota Quest, e Kiko Peres, guitarrista e fundador do Natiruts, junto a Xande Tamietti e Adriano Faquine, ex-parceiro de Cássia Eller, convocam especialmente o cantor Rogério Flausino para se unir a eles no show a ser transmitido via internet.

Tributo a Bob Marley

A live terá também um tributo aos 75 anos de nascimento de Bob Marley. A Bob Malas homenageia o rei do reggae com uma formação que tem PJ (mais uma vez), Henrique Portugal, do Skank, o baterista Glauco Mendes, do Pato Fu, o vocalista Mateus Gontijo, da banda Terral, Leo Lachini, ex-guitarrista do Tianastácia, e a cantora Nêga Kelly.

Para os amantes do blues, uma boa pedida é a live da banda mineira Audergang, que recepciona o saxofonista e clarinetista holandês Ben Mendes, na sexta (18).

A vertente gastronômica do festival contará com o Cozinha Show: FICC Burger Beer, na quinta (17). Djalma Victor (Mestres do Sabor e OssO – Mind The Bones) e Paulo Vasconcellos (OssO, Bravo Catering e Seu Burger) são os chefs convidados para fazer um hambúrguer com molho à base de cerveja. Marcelo Wanderley, criador do Fuegos Festival, é o mediador do encontro. A live contará também com a presença de Célio Gutstein (Wäls Cervejaria) e da cantora e compositora Gabi Mello.

A comida de boteco também estará representada. A Live de Boteco, nesta terça (15), terá a presença de Nenel Neto, Bolota e Bruno Vilaça, do Butecos do Coração, projeto criado durante a pandemia do novo coronavírus para apoiar financeiramente estabelecimentos do ramo, fortemente afetados pela quarentena. A transmissão tem como atração o músico Maurinho Berrodágua.

Estão disponibilizadas para compra camisas inspiradas no futebol, com o escudo do projeto, o número do boteco que corresponde ao ano de criação e o nome, por R$ 50. O lucro será repartido entre eles. O link para encontrar as camisas no Sympla está no instagram @butecosdocoracao.

Outra ação é o tour gastronômico pelos Butecos do Coração. Especializado em gastronomia, o fotógrafo Victor Schwaner vai capturar os pratos típicos de cada um, com a intenção de criar um roteiro virtual, um book sobre os estabelecimentos.

Os valores arrecadados pelo festival serão destinados ao Instituto Viva Down (@vivadown) e os projetos Salve a Graxa BH (@salveagraxabh) e Butecos do Coração (@butecosdocoracao). As pessoas que fizerem doações terão a chance de participar de um concurso cultural e concorrer a prêmios.

As performances serão abertas no Instagram do festival (@festivalficc) e em seu canal no YouTube (www.youtube.com/festivalficc). No cardápio musical, o prato principal será a live de encerramento do FICC Em Casa, a partir das 17h de sábado, com apresentações de quatro bandas e um DJ.

 

Programação:

Segunda (14), às 17h

Live sobre acessibilidade e inclusão em eventos. Com Flávio Maia e David César

Terça (15), às 20h

Live de Buteco. Com Nenel Neto (Baixa Gastronomia), Léo Bolota (Bolota’s Bar), Bruno Vilaça (Butecos do Coração) e Maurinho Berrodágua

Quarta (16), às 18h

Mesa redonda cervejeira/webinar

Quinta (17), às 20h

Cozinha Show – FICC Beer Burguer: chef Djalma Victor (Mestres do Sabor e OssO Mind the Bones), chef Paulo Vasconcelos (Seu Burger), Marcelo Wanderley (Fuegos Festival), Célio Gutstein (Wäls Cervejaria) e Gabi Mello

Sexta (18), às 20h

Live de Blues: Banda Audergang convida o saxofonista e produtor musical Ben Mendes

Sábado (19), a partir das 17h

Glasgow 9 (banda residente do FICC), às 17h, Singles Palys Pearl Jam (especial 20 anos), às 17h20, Marcianos (com o convidado Rogério Flausino), às 19h30, Bob Malas (tributo a Bob Marley), às 22h e DJ Jaka comanda os intervalos

Deixe o seu comentário

Guilherme Dias
Desde de sempre, gosto de contar histórias e vi no jornalismo a oportunidade perfeita para fazer isso. Não vivo sem filmes, livros e música, principalmente rock n’ roll.