Culturaliza Em casa Literatura

Festa Literária de Sabará realiza sua 6ª edição online

De 28 a 30 de agosto, será realizada a sexta edição da Festa Literária de Sabará (FLIS), que este ano com um formato diferente será 100% online. O evento, que acontece sempre pelas ruas históricas da cidade, devido a pandemia, será transmitido através do youtube do Espaço Cultural de Sabará Tapera 68 (www.youtube.com/tapera68) .

A programação conta com narração de histórias, encontro com ilustradores, mostra de curtas, oficina de cartonagem, encontro com escritores, lançamento de cordel e shows musicais.

O escritor Olegário Alfredo, irá fazer o lançamento do  Cordel “Menina de Lá” com participação de Zebeto Corrêa e Caio Junqueira Maciel.

Como todos os anos a festa divulga a literatura também de uma maneira diferente, através do projeto “Pão e Poesia”, que fornece as padarias do município embalagens de pão com poesias para se começar bem o dia. Esse ano serão distribuídas 20 mil unidades.

De acordo com o fundador do festival Túlio Damascena, “a Festa Literária de Sabará é o momento de comemorar com toda a cidade às ações culturais, mesmo que este ano seja de maneira virtual, é necessário incentivar a literatura como fonte de informação em tempos tão difíceis. ”

Borrachalioteca

A Borrachalioteca uma biblioteca comunitária criada em 2002, no interior de uma borracharia no bairro Caieira, na cidade histórica de Sabará em Minas Gerais. Possui uma outra unidade – a Sala Son Salvador – no bairro Cabral, também localizada na cidade. Atualmente o acervo da biblioteca conta com mais de 10.000 obras literárias.

Desde 2013 faz parte da Rede de Bibliotecas Comunitárias Sou de Minas, Uai e também da RNBC – Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias.

Programação:

 28 de agosto – Sexta-feira:

15h – Narração de Histórias – Cantarolê

17h – Roda de Conversa – “Narrativas Visuais” – com Ricardo Poeira e Débora Mini – mediação de Luanna Grammont.

19 h – Mostra “Literatura Animada”

29 de agosto – Sábado:

15h – Oficina de Encadernação – Livro Cartonero – com Sol Barreto

17h – Roda de Conversa – “A potência da literatura para jovens leitores: da vida para os livros” Laura Conrado e Pedro Bomba – mediação de Wallison Gontijo

19h – Apresentação Cultural – Waldo Sepúlveda

30 de agosto – Domingo:

11h – Lançamento do cordel “Menina de Lá” – de Olegário Alfredo com participação de Zebeto Corrêa e Caio Junqueira Maciel

15h –Clube de leitura Iniciados de Aníbal apresenta: “Aníbal Machado: Um escritor em preparativos” – com Prof. Marcos – mediação de Isabella Menezes

17h – Roda de Conversa – Coletivo Labás –  Chica Reis, Madu Costa e Magna Oliveira – mediação de Thaíse Santana

19h – Apresentação Cultural – Grupo Fuzuê

 

VI FLIS – Festa Literária de Sabará – 2020

Quando: 28 a 30 de agosto de 2020.

Onde: Youtube do Espaço Cultural Tapera 68: www.youtube.com/tapera68

Realização: Borrachalioteca

 

 

 

Deixe o seu comentário

Guilherme Dias
Desde de sempre, gosto de contar histórias e vi no jornalismo a oportunidade perfeita para fazer isso. Não vivo sem filmes, livros e música, principalmente rock n’ roll.