De 28 a 30 de agosto, será realizada a sexta edição da Festa Literária de Sabará (FLIS), que este ano com um formato diferente será 100% online. O evento, que acontece sempre pelas ruas históricas da cidade, devido a pandemia, será transmitido através do youtube do Espaço Cultural de Sabará Tapera 68 (www.youtube.com/tapera68) .
A programação conta com narração de histórias, encontro com ilustradores, mostra de curtas, oficina de cartonagem, encontro com escritores, lançamento de cordel e shows musicais.
O escritor Olegário Alfredo, irá fazer o lançamento do Cordel “Menina de Lá” com participação de Zebeto Corrêa e Caio Junqueira Maciel.
Como todos os anos a festa divulga a literatura também de uma maneira diferente, através do projeto “Pão e Poesia”, que fornece as padarias do município embalagens de pão com poesias para se começar bem o dia. Esse ano serão distribuídas 20 mil unidades.
De acordo com o fundador do festival Túlio Damascena, “a Festa Literária de Sabará é o momento de comemorar com toda a cidade às ações culturais, mesmo que este ano seja de maneira virtual, é necessário incentivar a literatura como fonte de informação em tempos tão difíceis. ”
Borrachalioteca
A Borrachalioteca uma biblioteca comunitária criada em 2002, no interior de uma borracharia no bairro Caieira, na cidade histórica de Sabará em Minas Gerais. Possui uma outra unidade – a Sala Son Salvador – no bairro Cabral, também localizada na cidade. Atualmente o acervo da biblioteca conta com mais de 10.000 obras literárias.
Desde 2013 faz parte da Rede de Bibliotecas Comunitárias Sou de Minas, Uai e também da RNBC – Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias.
Programação:
28 de agosto – Sexta-feira:
15h – Narração de Histórias – Cantarolê
17h – Roda de Conversa – “Narrativas Visuais” – com Ricardo Poeira e Débora Mini – mediação de Luanna Grammont.
19 h – Mostra “Literatura Animada”
29 de agosto – Sábado:
15h – Oficina de Encadernação – Livro Cartonero – com Sol Barreto
17h – Roda de Conversa – “A potência da literatura para jovens leitores: da vida para os livros” Laura Conrado e Pedro Bomba – mediação de Wallison Gontijo
19h – Apresentação Cultural – Waldo Sepúlveda
30 de agosto – Domingo:
11h – Lançamento do cordel “Menina de Lá” – de Olegário Alfredo com participação de Zebeto Corrêa e Caio Junqueira Maciel
15h –Clube de leitura Iniciados de Aníbal apresenta: “Aníbal Machado: Um escritor em preparativos” – com Prof. Marcos – mediação de Isabella Menezes
17h – Roda de Conversa – Coletivo Labás – Chica Reis, Madu Costa e Magna Oliveira – mediação de Thaíse Santana
19h – Apresentação Cultural – Grupo Fuzuê
VI FLIS – Festa Literária de Sabará – 2020
Quando: 28 a 30 de agosto de 2020.
Onde: Youtube do Espaço Cultural Tapera 68: www.youtube.com/tapera68
Realização: Borrachalioteca