Culturaliza

Como decorar home office: 4 dicas essenciais

Home office possui dois significados para os brasileiros, o ato de trabalhar em casa e o espaço da casa que é destinado para trabalhar.

Para quem possui a oportunidade de trabalhar ou estudar em casa, ter um espaço destinado para esse fim é bastante importante, isso porque um cômodo e sua decoração pode influenciar diretamente na produtividade e no foco das pessoas. 

Segundo a Geobiologia também conhecida como biologia da construção e estuda o impacto que as construções têm sobre a saúde e bem-estar do ser humano- a habitação é vista como uma terceira pele, das cinco que temos. A primeira pele é a orgânica, que cobre o corpo; a segunda são as vestimentas; a terceira é a casa; a quarta, a cidade, vila, lugarejo; e a quinta e mais abrangente a Terra, casa em que todos habitam. Essas cinco peles devem trabalhar em conjunto e são partes de um único organismo.

Dentro da Geologia detalhes como iluminação, distribuição das cores, organização e aromas são essenciais para a manutenção de um lar.

Por essa razão, segunda a ciência, existem algumas dicas essenciais para decorar com qualidade o seu home office, são elas:

Organização

É impressionante como desorganização pode tirar completamente o foco das pessoas e diminuir a produtividade e a motivação. Isso ocorre porque o cérebro entende que possui algo mais importante para arrumar, ou seja, ele acha que o problema da desorganização é maior que a sua tarefa, seja ela estudar ou trabalhar.

Por isso, no seu home office é importante apostar em prateleiras, armários, nichos e cachepôs. Assim você terá bastante espaço para guardar livros, papéis, impressora, canetas, e todos os outros utensílios para que não fiquem soltos e desorganizados.

Iluminação

Além de manter seu ambiente de trabalho organizado, é importante contar com uma luz adequada nesse espaço.

Caso você tenha um escritório propriamente dito dentro da sua casa, aposte na luz branca, também conhecida como fria.

Diferente da luz quente ou amarela, que remete a conforto, descanso e relaxamento, a luz branca ativa nossa mente, da mesma forma que o sol. Assim o seu cérebro entenderá que é o momento de focar.

Outra dica interessante é apostar na mistura das luzes, dessa forma, dependendo do momento do dia, caso queira só fazer uma leitura mais simples, pode jogar com a iluminação do seu home office. 

Utilizar luzes de chão e luminárias também são uma boa aposta na decoração, quanto mais opções de jogo de luzes você possui, melhor será para o seu bem-estar dentro do home office.

Cores

As cores possuem grande influência sobre nossas vidas, isso ocorre porque com cada cor nosso cérebro assimila e interpreta de um jeito diferente.

Para escritórios as cores mais indicada são o amarelo e o laranja, pois segundo estudos o amarelo ativa a atividade mental, já o laranja representa prosperidade e sucesso. Obviamente que não significa que seu local de trabalho precisa ser completamente amarelo, mas é importante que predominem cores vibrantes que ajudem seu cérebro a manter você ativo. 

Segundo a arquiteta Anna Flávia Bueno, “O laranja e o amarelo são cores vibrantes, essas cores que nos remetem à luz do sol e, automaticamente, fazem nosso organismo produzir o hormônio serotonina, nos trazem sensação de bem estar e estimulam o aprendizado. Os tons amarelos e dourados melhoram a confiança e a autoestima. São cores que, se bem trabalhadas, são perfeitas para um ambiente de estudo”

É só você parar e observar a decoração de algumas empresas, principalmente as que lidam com criação, inovação e criatividade como, arquitetos, designers, agência de marketing SP, estilistas, etc. Todas essas contam com locais com cores vibrantes, que estimulam a atividade cerebral.

Além das cores vibrantes, outro tom bastante utilizado é o branco, pois ele representa equilíbrio e se adapta a qualquer espaço. 

Aromas

A aromaterapia é uma técnica cujo foco é a naturalidade, que utiliza os aromas e as partículas liberadas pelos óleos essenciais para estimular diferentes partes do cérebro, ajudando a: Aliviar os sintomas de ansiedade, insônia, depressão, asma ou resfriado; Promover o bem-estar; Fortalecer as defesas do corpo; manutenção do foco e concentração, etc.

É incrível como os aromas podem influenciar a percepção das pessoas sobre os ambientes, por essa razão, apostar em uma boa composição de aromas para seu local de trabalho é bastante importante. 

Você pode utilizar os aromas através de sprays, aromatizadores e vaporizadores. Os aromas mais indicados para foco e concentração são: óleo essencial de limão, óleo essencial de laranja, alecrim, hortelã-pimenta. 

O óleo de alecrim, por exemplo, segundo estudo da universidade de Northumbria em Newcastle, é ótimo para as pessoas que possuem dificuldade de memorização, portanto, se o seu trabalho exige boa memória, apostar no aroma de alecrim no seu home office é uma ótima escolha. 

Por fim, decorar um home office não exige muito dinheiro nem grandes esforços, basta que você aposte nas quatro dicas dadas anteriormente: organização, iluminação, cores e aroma, que certamente o seu espaço de trabalho e estudos será perfeitamente adequado a sua produtividade, memorização, foco e concentração.

Deixe o seu comentário

SIGA O CANAL DO CULTURALIZA NO WHATSAPP

O Culturaliza BH está agora no WhatsApp.

O guia completo de Belo Horizonte com agenda de shows, eventos, exposições, teatro, gastronomia e notícias sobre a cidade.