Culturaliza Diversão Gratuito ou a baixo custo

Artistas da RMBH são destaque no Festival de Verão UFMG

Valorizar a arte produzida por jovens da Região Metropolitana de Belo Horizonte e promover o intercâmbio de conhecimentos entre eles e a universidade. Este é o objetivo dos projetos especiais que serão desenvolvidos durante o 14º Festival de Verão UFMG. Além da exposição “Movências: CorpoCidade”, serão realizadas quatro residências: “De Quebrada: da oralidade à poesia impressa”, “LAVA – criação corerográfica com Thiago Granato”, “A urgência da ineficiência – o corpo disponível” e “Jazz funk e dança show”.

 

“De Quebrada: da oralidade à poesia impressa” é uma residência que une o universo do slam ao da publicação editorial, em uma imersão de quatro dias no Centro Cultural UFMG. Juntos com a professora da Faculdade de Letras da UFMG, Emília Mendes, e com o coletivo 62 pontos, 15 poetas de Belo Horizonte e Região Metropolitana irão produzir a coletânea “De Quebrada”: um livro confeccionado pelas mãos dos próprios artistas, contendo uma seleção de suas poesias.

 

O objetivo é apresentar a esses artistas da “poesia falada”, noções acerca dos processos e ferramentas para a produção de livros, de forma que eles possam realizar suas publicações independentes. Segundo Thais Kas, uma das participantes da residência, essa é uma ferramenta importante para valorizar a obra do poeta marginal. “É importante para que se valorize um artista que, além de recitar, também escreve. Para que a poesia marginal seja registrada e publicada no papel, pois não podemos viver somente nas margens da literatura, da cidade e das mídias virtuais”, afirma Thais, que também é produtora da Coletiva Manas, organizadora do Slam das Manas desde 2016.

 

O slam tem ganhado força nos últimos anos na Grande BH. Tal movimento se liga de maneira intrínseca à literatura produzida pela e na periferia. “São artistas, poetas, produtores e slammers que usam suas próprias vivências para expressar sua arte em versos e seus corpos para movimentar a cultura da poesia marginal na região”, explica Thais.

 

Ela e os outros 14 integrantes da residência são os convidados principais, também, do “Sarau De Quebrada”. O evento gratuito é atração da noite de quinta-feira, 5 de fevereiro, do Festival de Verão UFMG. Diferentemente de um slam tradicional, durante o sarau não acontecerão batalhas. Tanto o público, quanto os poetas convidados, poderão recitar suas poesias a partir das 20h, no Centro de Referência da Juventude.

 

Já a exposição “Movências: CorpoCidade”, irá reunir o trabalho de 14 jovens artistas que atuam na região da Zona Cultural da Praça da Estação. Ela será montada e produzida pelos próprios expositores, e estará em cartaz na Grande Galeria do Centro Cultural UFMG, até 12 de fevereiro. O horário para visitação é de terça a sexta, das 10h às 21h. e sábado e domingo, das 10h às 18h.

 

“Movências” propõe a apresentar ao público amplo da capital o talento de jovens que circulam, trabalham, estudam e integram ações artísticas culturais no entorno da Praça da Estação. A mostra reúne trabalhos nas áreas de fotografia, performance, escultura, ilustração, pintura, instalação, entre outras linguagens artísticas. A curadoria é de Wilson de Avellar.

 

A inauguração da exposição será no dia 3 de fevereiro, a partir das 18h30, no Centro Cultural UFMG, durante a abertura do Festival de Verão. O evento contará com performances de artistas que integram a mostra. A programação é gratuita e aberta ao público (sujeita à lotação do espaço). A visitação vai até o dia 12 de fevereiro, de terça a sexta, das 10h às 21h; sábado e domingo, das 10h às 18h. A classificação é de 16 anos.

 

Abaixo programação completa:

Residência “De Quebrada: da oralidade à poesia impressa”

Período: 3 a 6 de fevereiro

Vagas: 15 (participantes já selecionados pela produção do Festival de Verão)

Local: Centro Cultural UFMG – Tipografia: oficina museu

Horário: 15h às 19h

 

Professores:

Emília Mendes ‒ professora do curso de Edição e coordenadora do Laboratório de Edição da FALE/UFMG. É poeta, com publicações esparsas. Fundou, ao lado de Clôde Franco, o grupo Los borrachos de recitativo, que existe desde 2001, cujo objetivo é fazer uma bricolagem poético-musical na qual se estabelece um diálogo entre poesia e música eletrônica. O grupo é composto por Emília Mendes, Clôde Franco, Fernanda Araújo e Ronnie Bauer. Participou como editora e colaboradora de projetos como Poesia Orbital, Jornal O inferno, recitais d’OInferno, Dez faces, etc.

62 pontos – coletivo mineiro de pesquisa e produção gráfica em técnicas analógicas que se estabeleceu em 2017, com ênfase em tipografia com tipos móveis e gravura. Os integrantes executam peças gráficas autorais, comerciais e realizam exposições,  além de ministrarem a oficina de Introdução aos tipos móveis e a oficina de cartazes tipográficos.

 

Residência “A urgência da ineficiência – o corpo disponível”

Período: 3 a 6 de fevereiro | 19h às 22h

Local: Centro Cultural UFMG – sala 2

Tuca Pinheiro e Corpolítico, núcleo de pesquisa em artes cênicas, se unem nesta residência de criação em dança contemporânea. Juntos, propõem a não verticalidade no processo criativo; uma experiência construída a partir da possibilidade de errar. Um encontro de corpos de hoje, com suas singularidades, suas liberdades, seus gritos. A proposta está lançada. A faca afiada, a flecha apontada. E o coração, mesmo se partido, insiste em arritmias! A esperança reside na ousadia desses corpos que além de políticos são de carne, ossos e histórias. No último dia da residência, 6 de fevereiro, apresentarão inquietações fruto desse encontro, em performance no encerramento do Festival de Verão UFMG.

 

Professor:

Tuca Pinheiro ‒ bailarino, formado em dança clássica e contemporânea, diretor coreográfico, criador e professor. Atua como pesquisador, com foco na pesquisa teórico/prática em dramaturgia de dança e em dispositivos que auxiliem o bailarino/ intérprete/criador nos processos de composição coreográfica em dança contemporânea. Assina a direção coreográfica de trabalhos como “Batme y Robme- New Adventures in Onomatopoeas World”- Projeto de  Vídeo-Dança (2016 – em parceria com Guilherme Moares), “Saloon des Refusès ”- Dança Jovem (2016), “Primeira pessoa do plural” (2015) e muitos outros.

 

Residência “LAVA – criação coreográfica com Thiago Granato”

Período: 21 a 24 de janeiro | 9h30 às 13h30 e 28 a 31 de janeiro  | 14h às 18h

Local: Centro de Referência da Juventude

Através de um estudo coreográfico sobre a capacidade performática das mãos em criar, penetrar, queimar, derreter, fundir, mover, explodir e transformar diferentes contextos, Thiago Granato convida integrantes do Ballet Jovem Minas Gerais (formado por egressos do Ballet Jovem Palácio das Artes), ex-integrantes da Cia SESC de Dança e artistas de dança da cidade selecionados por edital, para uma imersão artística onde situações de trabalho individuais, e coletivas, serão orientadas para a construção de uma performance em grupo. A ação foi desenvolvida em parceria com o Verão Arte Contemporânea 2020 e a mostra de resultados serão apresentada na abertura do Festival de Verão, dia 3 de fevereiro, às 20h, (local a confirmar).

 

Professor:

Thiago Granato – Artista da dança brasileiro que se dedica a criar coreografias com o potencial de desenvolver diferentes formas de abordar o movimento. Suas produções são resultado de processos que insistem em promover experiências de transformação política através da inovação estética. Seus trabalhos foram apresentados em países da América do Sul, Europa, Oriente Médio e Ásia. Atualmente mora em Berlim (Alemanha).

 

Residência “Jazz funk e dança show com Ohana Lefundes”

Período: 4 de fevereiro | 15h às 16h30

Local:  Centro de Referência da Juventude – Sala das Artes

Atividade direcionada a bailarinos profissionais e dançarinos em nível avançado que frequentam e ensaiam no Centro de Referência da Juventude. Englobando o funk, a dança show, o jazz funk e outras modalidades presentes hoje no funk profissional.

 

Professora:

Ohana Lefundes – bailarina, atriz, coreógrafa e professora de dança formada nas modalidades de Ballet Clássico, Jazz, Dança Contemporânea e sapateado, pela Escola de Dança Alice Arja. Foi bailarina da Companhia de Ballet do Rio de Janeiro até agosto de 2015. Já trabalhou com diversos artistas do pop e funk nacional.

 

Exposição “Movências: CorpoCidade”

Curador: Wilson de Avellar

Artistas participantes:

Alexsandro Trigger

Bárbara Macedo

Cynthya Tatyelle

Daiely Gonçalves

David Guener

Denise dos Santos

Iago Marcques

Iodce

Isabel Miranda

Jesus Almeida

Jonata Vieira

Kawany Tamoyos

Pedro Neves

William Nazaré

Classificação: 16 anos

Local: Centro Cultural UFMG – Grande Galeria

Período: Até 12 de fevereiro. De terça a sexta, das 10h às 21h; sábado e domingo, das 10h às 18h.

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.