Destaque Teatro

Tiradentes recebe a 7ª Edição Da Mostra De Artes Cênicas

Durante 08 dias, do dia 18 de maio ao dia 25 de maio, acontece a  Edição da Mostra de Artes Cênicas Tiradentes em Cena, na cidade de Tiradentes  MG, os ingressos para apresentações em espaços fechados estão no valor simbólico de R$20,00, e podem ser adquiridos no Centro Cultural SESIMINAS Tiradentes Yves Alves. Às Artes Cênicas estarão à disposição do público com espetáculo teatraismúsicadançaexposiçõeslançamentos de livrosoficinasintercâmbios e rodas de conversa com o objetivo de estimular a reflexão do pensamento e entreter o público. O tema desse ano para a mostra é: Alegria, que fora escolhido como uma maneira de resistência artísticaem tempos tão difíceis para a cultura. 

 

A programação para a 7ª edição da Mostra é pura variedade, além de tudo já citado haverá também uma homenagem a atriz e bailarina polonesa Dorothy Lenner, moradora da cidade de Tiradentes desde a década de 1980. A mostra contará com a exposição “Dorothy Lenner – Memórias”, onde será possível conhecer um pouco mais da Artista, a exposição está sob a curadoria de Hideki Matsuka e ficará em exibição no Centro Cultural SESIMINAS Tiradentes Yves Alves.

 

Parcerias, ações de continuidade, estreias e debates também fazem parte da pluralidade da programação montada para esse ano. O Haverá um encontro entre o Núcleo Às de Paus, criado há 10 anos na cidade de Londrina-Paraná, e o grupo local Teatro da Pedra. O Núcleo Às de Paus também apresentará outros dois espetáculos: “A miséria da Tia Pereira” e “Donântonia”. O Festival Cenas Curtas feito com a Rococó Produções montaram uma parceria com o Programa Caixa Preta da Universidade Federal de São João Del Rei, onde artistas que tenham algum vínculo com a Universidade irão se apresentar no Teatro Municipal e três cenas serão premiadas. Já a parceria com o Sesc Minas, além de levar espetáculos também proporcionará às rodas de conversa levantando temas como: cidadaniaeducação feminismo.

 

Sobrado Quatro Cantos, um espaço alternativo fixo durante a mostra, será a casa da literatura nesta 7ª edição e abrigará a Editora Javali, belo horizontina criada em 2015 pelos atores e dramaturgos Assis Benevenuto e Vinícius Souza, é dedicada exclusivamente a linha editorial de teatro. A atriz e diretora Monah Delacy estará na Mostra divulgando o seu novo livro.

 

Assim como toda a programação dessa edição, os espetáculos conta com vários gêneros e apresentações em espaços diferentes por toda a cidade. Na praça principal de Tiradentes haverá espetáculos circenses, a lona da Spasso Escola de Circo receberá o espetáculo “AnjosNus”, da Cia. Levianos de São Paulo. No Museu Padre Toledo a luta pela liberdade da população afro-brasileira será lembrada na apresentação da peça “Mata Rasteira”. Dentro da UFSJ (Universidade Federal de São João Del Rei) terá uma apresentação de teatro e dançacom o espetáculo “Levantes. Ações para estar sobre a Terra”. O grupo Trama de Teatro, de Contagem/ BH, apresentará o espetáculo “A gota que falta” e quem assina a direção é ator e diretor Chico Pelúcio. Já o ator Alexandre Lino apresentará um teatro documentalhomenageando educadores e discutindo a educação no país com a peça “Quadro Negro”, com direção de Maria Maya.

 

O encerramento da Mostra de Artes Cênicas Tiradentes em Cena, no dia 25, terá homenagem aos 50 anos do movimento Tropicalista. O grupo do Teatro da Pedra apresentará a peça “Caetanear” e a banda Sagrada Profana, composta por 16 mulheres, fará um show com um repertorio de ícones femininos.

 

Para saber mais da programação acesse o site oficial da  Edição da Mostra de Artes Cênicas Tiradentes em Cena

Deixe o seu comentário

Charles Douglas
Virginiano, metropolitano de Ibirité, mas com a vida construída em BH, jornalista recém formado e apaixonado pelos rolês culturais da capital mineira. Está perdido no mundo da internet desde quando as comunidades do Orkut eram o Culturaliza de hoje. Quando não está com a catuaba nas mãos, pelas ruas de Belo Horizonte, está assistindo SBT ou desenhos no Netflix.

Comments are closed.