Culturaliza

8 eventos natalinos gratuitos nesta semana em BH; confira

Essa época natalina é marcada pelas luzes, decorações especiais, corais e eventos especiais. Além da Praça da Liberdade, que é o destaque natalino da capital todos os anos, vários espaços da cidade contam com programações especiais. Separamos alguns eventos gratuitos que vão ser realizados no decorrer desta semana. Veja:

 

Praça da Liberdade 

 

 

A praça já faz parte do calendário natalino da cidade e neste ano conta com mil lâmpadas estrobos, 1,5 mil metros de mangueiras luminosas e 78 projetores iluminam a praça. No meio da praça, há uma cortina de microlâmpadas no coreto, além de uma árvore de natal com sete metros de altura. 

Além da decoração, a praça conta com novos bancos, jardins e postes.

 

Para completar, algumas cantatas estão sendo realizadas na Praça e nos prédios que ficam ao redor. Os corais Rede Vozes da Globo Minas, Grupo Villa Lobos, Coral Cremig Cemig, e Coral Canto da Lagoa se apresentarão juntos em uma Cantata de Natal no Memorial Vale e no Museu das Minas e do Metal. A apresentação será realizada nas janelas e sacadas voltadas para a praça Carlos Drummond de Andrade, que fica entre os dois prédios, em frente à Praça da Liberdade.

 

Quando: 19 de dezembro (quarta-feira) | Horas: 19h30 | Onde: Memorial Vale, Praça da Liberdade, 640, esquina com Gonçalves Dias | Quanto: gratuito

 

Espaço do Conhecimento UFMG 

O Espaço também está com uma programação especial recheada. Por lá estão sendo realizadas apresentações, rodas de conversa, oficinas, exibições de filmes que levam à uma viagem pelas músicas de Minas Gerais. Os próximos eventos são:

  • A ciência do som, com experimentos inusitados que explicam várias curiosidades aos visitantes. A oficina acontece nos 20 de dezembro, às 16h, e no dia 15, às 19h. Gratuito!
  • No dia 18 de dezembro, às 16h, e nos dias 19 e 20, às 19h, a artista visual Luiza Nobel estará no ateliê para a oficina Terraço de Poesia.
  • Exibição do filme Terreiros do Brincar. Dirigido por David Reeks e Renata Meirelles, o filme será exibido no Espaço no dia 22 de dezembro, às 19h. Logo após a sessão, haverá uma roda de conversa sobre o tema.

 

CCBB – BH 

Além da grande programação de férias, o Centro Cultural Banco do Brasil apresenta em seu pátio, nesta quarta (19/12), às 19h30, o espetáculo “Instantes de Natal”, com a Orquestra Jovem SESIMINAS. A performance diferente conta com um repertório de clássicas músicas natalinas. Durante o espetáculo, será instalada uma decoração natalina inspirada na mineiridade e nos tradicionais enfeites de interior de Minas Gerais, com lindas toalhas bordadas à mão por bordadeiras da cidade de Sabará.

 

Coreto 

O coreto da Praça da Liberdade recebe, na quinta (20/12), o Coral Encanto das Gerais a partir das 19h30 e o Coral Campus Em Canto (UFMG), às 21h. O evento é gratuito. 

 

Alameda 

Na sexta-feira (21/12), a Alameda Travessia da Praça da Liberdade recebe a Orquestra Sinfônica da Polícia Militar de Minas Gerais. A entrada é gratuita. 

 

 

Coro Madrigale 

 

Foto: Élcio Paraíso/Bendita – Conteúdo & Imagem

 

O Memorial Vale também recebe o Coro Madrigale, um dos mais conceituados coros de Minas Gerais e do Brasil, já com 25 anos de história. O projeto é convidado do projeto Contemporâneo do Memorial Vale e lembra a alegria do nascimento de Cristo . 

 

Quando: 20 de dezembro (quinta-feira) | Horas: 19h | Onde: Memorial Vale, Praça da Liberdade, 640, esquina com Gonçalves Dias | Quanto: gratuito 

 

 

Barreiro 

 

 

O ViaShopping Barreiro promove a segunda edição da Cantata de Natal, com a cantora e musicista Áquila, nesta quinta (21/12), na Praça de Alimentação. A artista é estrela da campanha de natal do mall e apresentará canções temáticas e de seu repertório. 

 

Quando: 21 de dezembro (quinta-feira) | Horas: 19h30 | Onde: ViaShopping – Av. Afonso Vaz de Melo, 640, Barreiro | Quanto: gratuito 

 

 

Feira 

 

A Feira de Natal do Quase Tudo Bazzarr chega a sua 8ª edição com produtores locais de alimentos, orgânicos colhidos no dia, artesanato, expositores de moda sustentável (brechós), sebo de livros. Contará ainda com a participação de poetas do Circuito Metropolitano de Saraus, bebidas e comidas. 

 

Quando: 22 de dezembro (sábado) | Horas: 10h às 17h | Onde: Rua Professor Raimundo Nonato, 390 – Santa Tereza | Quanto: gratuito 

 

 

Feliz Natal! 

 

Deixe o seu comentário

Charles Douglas
Virginiano, metropolitano de Ibirité, mas com a vida construída em BH, jornalista recém formado e apaixonado pelos rolês culturais da capital mineira. Está perdido no mundo da internet desde quando as comunidades do Orkut eram o Culturaliza de hoje. Quando não está com a catuaba nas mãos, pelas ruas de Belo Horizonte, está assistindo SBT ou desenhos no Netflix.