Destaque Dicas Gastronomia Restaurantes

Casa do Porto: uma boa pedida para amantes do bom vinho e gastronomia

Na sexta-feira (30/11),  a Casa do Porto, que comemora 30 anos, preparou mais um almoço especial e, dessa vez, o Culturaliza BH esteve presente. A casa fica no bairro de Lourdes, em BH, e é sinônimo de qualidade quando se trata de vinho e comida (provo essa informação no texto abaixo). 

 

Em um espaço aconchegante, bem no meio de uma linda adega, um saboroso vinho da Fattorria Lavacchio, de Toscana – Itália, o Puro Chianti 2016, foi apresentado. Com um sabor forte e suave ao mesmo tempo, a bebida trás várias curiosidades, já que sua produção é totalmente efetuada segundo técnicas tradicionais e critérios orgânicos. 

 

Puro Chianti 2016 | Foto: Fernando Henri

 

De acordo com a enóloga Faye Lotteros, que também estava presente no almoço, a ideia da produção natural do vinho, assim como de outros alimentos, vem de seus pais. Sendo assim, diferente de outras produções, não é utilizado nenhum tipo de remédio ou veneno nas plantações. Um fato que me chamou muita a atenção é que nem adubo é utilizado, buscando assim o equilíbrio natural da planta. 

 

Enóloga Faye Lotteros | Foto: Fernando Henri

 

O objetivo de não utilizar tipos de venenos na produção é manter uma planta sem estresse, já que assim ela poderá ter uma vida livre e saudável, podendo então perfurar ainda mais o solo a fim de alcançar suprimentos para manter sua qualidade, protegendo-se de possíveis tragédias naturais. 

 

Sem Sulfitos 

 

Um dos maiores diferenciais dos vinhos de Fattorria Lavacchio é a não utilização do sulfitos! Mas, o que é isso? Pois é, eu também não sabia e, após descobrir, vi que grande parte da culpa das normais dores de cabeça após boas taças de vinhos trazem um vilão por trás chamado de sulfito! Ele funciona como conservante e, por isso, muitos vinhos contém boas quantidades. 

 

Além do vinho 

 

Em meio às degustações de vinhos e delicioso petiscos, um saboroso azeite produzido em Minas Gerais que, inclusive, encantou a Faye Lotteros. O produto é o azeite Boriello (@azeiteboriello) que agrada com sua leveza e sabor adocicado. A Fattorria Lavacchio também produz um azeite apresenta um certo contraste tanto na cor,  quanto no sabor, o que não é um ponto negativo. 

 

O azeite da | Foto: Fernando Henri

 

Sabores

 

E nem só de vinho vive um homem, não é mesmo? Por isso, um delicioso almoço foi oferecido pela Casa do Porto! Olha só esse cardápio: Bisteca Fiorentina, batatas rústicas, arroz com brócolis, feijão caipira e mix de folhas orgânicas. Para encerrar a tarde, uma deliciosa sobremesa: Brownie de Chocolate meio-amargo , sorvete artesanal de creme e chips de chocolate. 

 

Bisteca Fiorentina | Foto: Fernando Henri

 

Casa do Porto

 

Se você é amante de um bom vinho e de uma boa gastronomia, um passeio pela Casa do Porto será uma boa! Além de almoços e jantares, o local também comercializa as bebidas separadamente e, atualmente, conta com cerca de 800 rótulos. 

 

Alguns dos rótulos | Foto: Fernando Henri

 

 

Onde: R. Felipe dos Santos, 451 – Lourdes, Belo Horizonte

Informações: (31) 2551-7078

Facebook: casadoportobh | Instagram: casadoporto

 

 

 

 

 

 

Deixe o seu comentário

Charles Douglas
Virginiano, metropolitano de Ibirité, mas com a vida construída em BH, jornalista recém formado e apaixonado pelos rolês culturais da capital mineira. Está perdido no mundo da internet desde quando as comunidades do Orkut eram o Culturaliza de hoje. Quando não está com a catuaba nas mãos, pelas ruas de Belo Horizonte, está assistindo SBT ou desenhos no Netflix.