Culturaliza Gratuito ou a baixo custo Literatura

Palestra revisita os 90 anos de Maria Julieta Drummond de Andrade

A Academia Mineira de Letras promove no dia 13 de novembro, às 19h30, a palestra “90 anos de Maria Julieta Drummond de Andrade”. A conferência será proferida pelo escritor Edmílson Caminha, professor de literatura brasileira e de língua portuguesa.

 

Como o próprio nome sugere, a palestra fará um apanhado do legado da romancista e cronista Maria Julieta Drummond de Andrade. A escritora nasceu em Belo Horizonte, em 1928, e faleceu em 1987, no Rio de Janeiro, aos 59 anos. Filha de Carlos Drummond de Andrade, ela iniciou a carreira literária aos 17 anos, com o livro “A busca” (1946). Poucos anos depois, em 1949, mudou-se para a Argentina, ao casar-se com o escritor e advogado portenho Manuel Graña Etcheverry, ajudando a divulgar a literatura brasileira no país vizinho.

 

Maria Julieta atuou como cronista do jornal O Globo a partir de 1977, enquanto o pai escrevia para o Jornal do Brasil. “A própria Maria Julieta me confessou, certa vez que, quando adoeceu, e não pôde mandar para O Globo suas crônicas semanais, Drummond as escreveu e encaminhou ao jornal; quando o doente era o pai, ela fez a mesma coisa, para que o JB não deixasse de publicá-lo três vezes por semana. Os leitores, disse ela, não devem ter percebido a diferença, pois nunca houve reclamação…”, conta Edmílson Caminha. As crônicas no jornal carioca foram reunidas em duas antologias: “Um buquê de alcachofras” (1980) e “O valor da vida” (1981). Ela publicou, ainda, “Diário de uma garota” (1985), “Loló e o computador” (1986) e “Gatos e pombos” (1987).

 

 

Palestra “90 anos de Maria Julieta Drummond de Andrade” – com Edmílson Caminha
Onde: Academia Mineira de Letras (rua da Bahia, 1.466, Lourdes, Belo Horizonte).
Quando: terça, 13 de novembro
Hora: 19h30
Quanto: Entrada gratuita.

Deixe o seu comentário

Guilherme Dias
Desde de sempre, gosto de contar histórias e vi no jornalismo a oportunidade perfeita para fazer isso. Não vivo sem filmes, livros e música, principalmente rock n’ roll.